Você está aqui

Revista RETS nº6

A sexta edição da Revista RETS, que sai extraordinariamente com 20 páginas em vez das tradicionais 16, a tem a interculturalidade como tema centra. Por todo o mundo, pessoas de diferentes culturas e diferentes línguas precisam conviver e se comunicar e nem sempre isso ocorre de forma construtiva. A ideia, portanto, é tentar apresentar ao menos alguns aspectos do conceito de interculturalidade, contribuindo para sua compreensão e para o fortalecimento de uma discussão que vem despertando cada vez mais interesse entre os profissionais da saúde e da educação.

De que forma as relações culturais afetam o resultado das ações de saúde? Como pensar em políticas de saúde capazes de lidar com as diferenças culturais, respeitando outras formas de conhecimento e outras crenças? Essas são apenas algumas das muitas questões que o tema desperta e que abordaremos em nossa matéria de capa, na entrevista com a pesquisadora holandesa radicada na Bolívia Ineke Dibbits e no relato de uma experiência de formação intercultural realizada por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem (Sena), da Colômbia.

Na seção ‘Glossário’, encerramos as discussões acerca do termo “Educação de técnicos de saúde”, com um breve panorama críticas dos educadores brasileiros Paulo Freire e Demerval Saviani.

Em ‘Notícias da Rede’, o destaque vai para os avanços alcançados pelas Redes de Escolas Técnicas em Saúde da Unasul (RETS- Unasul), cuja criação foi oficialmente reconhecida na última reunião da Unasul-Saúde, e da CPLP (RETS-CPLP), que definiu recentemente a realização de um curso voltado para a formação docente e para a estruturação das instituições formadoras nos países africanos da Comunidade. Pequenas mudanças implementadas em nossa página eletrônica também são notícia, uma vez que, na medida do possível, visam atender algumas sugestões e demandas surgidas na 2ª Reunião Geral da Rede, enquanto aguardamos oportunidade de formular um novo projeto de website mais adequado às nossas necessidades

Boa Leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2010

Arquivo: