Você está aqui

Revista RETS nº17

Apesar de estarmos envolvidos nos preparativos finais para a 3ª Reunião Geral da RETS, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Recife (Pernambuco), no Brasil, nos sentimentos muito felizes por publicar mais um número da Revista RETS. São muitas tarefas, desde envio de cartas-convites, reservas de hospedagens, finalização da programação, contatos com palestrantes e divulgação do encontro para os membros da Rede. O mais importante, contudo, é que não atrasamos a edição, que chega ao nosso website antes da 3ª Reunião.

Numa entrevista bastante elucidativa, o diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), atual sede da Secretaria Executiva da RETS, Paulo César de Castro Ribeiro, assinala a relevância da participação de todos os membros da Rede na Reunião Geral e destaca: “O trabalho em Rede apresenta algumas debilidades, tais como a fluidez e a fragilidade dos elos que mantêm unidos os seus membros. Superar essa dificuldade exige um trabalho muito intenso, uma vez que há uma tendência de dispersão e enfraquecimento da iniciativa ao longo do tempo”.

A matéria de capa traz, da província de Chubut (Argentina), uma experiência existosa na área de formação em saúde comunitária. Ao lê-la, você vai conhecer o livro no qual a equipe técnico-pedagógico multidisciplinar registra vários aspectos do processo de profissionalização dos agentes de saúde na província.

Dando continuidade à série de textos sobre os currículos na educação dos técnicos em saúde, apresentamos, nesta edição, algumas das teorias críticas que orientam as discussões nessa área. Mas o assunto não se esgota aí. Na próxima edição, ao idéia é discutir algumas das chamadas teorias pós-críticas dos currículos.

Por fim, destacamos uma matéria sobre os resultados da 2ª medição das Metas Regionais de Recursos Humanos em Saúde, tema que ganha importância diante da realização, também no mês de novembro (10 a 13), em Recife, do 3ºFórum Global de Recursos Humanos em Saúde. De acordo com os dados divulgados pelo Observatório Regional de RHS, os dados da mediação atual, finalizada em apenas nove países, revelam que houve alguns avanços na questão dos recursos humanos, mas que ainda é cedo para comemorar. Muito ainda há para ser feito e o tempo parece ser cada mais escasso para a superação dos desafios propotos.

Boa leitura!

Ano: 

  • 2013

Arquivo: