Você está aqui

Revista RETS nº8

Com o lançamento desta edição da revista, encerramos nosso trabalho em 2010 e começamos a nos preparar para o próximo ano. Não temos dúvidas de que, ao longo dos últimos 12 meses, nos esforçamos muito para oferecer aos nossos leitores, informa ções de qualidade e relevantes para os universos da formação e atuação dos técnicos em saúde e da cooperação técnica internacional, abordando questões como interculturalidade, cooperação em situações e crise e, agora, Educação a Distância. Por outro lado, temos certeza de que muito ainda precisa ser feito para tornar a revista, o boletim eletrônico e o site da RETS mais adequados aos propósitos da Rede e aos interesses de todos.

Educação a distância (EaD) é o tema central deste número da revista. Longe de alimentar uma visão distorcida e irreal dessa modalidade de ensino, que alguns ainda vêem como uma panacéia miraculosa para todos os males sociais enquanto outros condenam sem direito a julgamento, nosso objetivo foi o de incentivar a reflexão e o comportamento crítico diante de uma proposta educativa que, a cada dia, vem se impondo com mais força e poder a nossa realidade.

A matéria de capa inclui uma entrevista com a socióloga e educadora brasileira Maria Luiza Belloni, pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das maiores especialistas em Educação a Distância no país, na qual ela discute importantes aspectos sobre a questão e aponta as potencialidades e os desafios que a EaD traz para o âmbito da Educação.

Ainda dentro dessa temática, a seção ‘Fique de Olho’, apresenta alguns pequenos cursos livres, voltados, em sua maioria, para os trabalhadores da saúde, que os interessados podem acessar gratuitamente pela Internet.

Para finalizar, a edição dá continuidade a apresentação dos temas abordados no Fórum on-line sobre Técnicos em Saúde – ‘Mid-level Health Workers’ – realizado pela Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês), em maio deste ano, e dá, na seção ‘Notícias da Rede’, boas vindas aos dois membros mais recentes da RETS: a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), também de Portugal.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2010

Arquivo: