Você está aqui

Revista RETS nº14

É com muita alegria que publicamos esta edição da Revista RETS, a de número 14, e retomamos o contato com nossos leitores. Infelizmente, alguns problemas de ordem operacional impediram o cumprimento da nossa periodicidade trimestral e não conseguimos publicar as edições de junho e de setembro da revista. Agora, com a chegada de mais uma jornalista, Elisandra Galvão, e de uma nova estagiária, Michele Correa, a equipe está maior e com mais condições de prestar um bom serviço a todos aqueles que se interessam pelas questões referentes à educação e ao trabalho dos trabalhadores técnicos da área da saúde.

Nesta revista, trazemos alguns temas importantes e novidades. A matéria de capa é sobre o II Seminário Internacional Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul. O evento, que repetiu o sucesso de sua primeira versão, realizada há quatro anos, mostrou alguns avanços, ainda que pequenos, que ocoreram nesse campo e expôs algumas propostas para a ampliação das pesquisas sobre o tema.

Como experiência exitosa, apresentamos, com a colaboração da jornalista Yesmin Tibocha Patiño, uma importante iniciativa: o Serviço Nacional de Aprendizagem (Sena), da Colombia, que trabalha a questão da interculturalidade na formação de trabalhadores para a atenção infantil nas comunidades indígenas.

A grande novidade é o lançamento da seção ‘Os técnicos em saúde no mundo’, criada com o intuito de apresentar, a cada edição da Revista, um breve panorama da educação de técnicos de saúde nos países representados na rede, bem como divulgar aspectos da formação e do trabalho desses técnicos, dando a eles maior visibilidade e ressaltando a importância do papel que exercem nos sistemas nacionais de saúde.

Também fizemos uma pequena matéria sobre a nova estratégia de ação para o período 2013-2016 da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês Global Health Workforce Alliance), cujo título é “Promover a agenda da força de trabalaho em saúde rumo a cobertura universal”. Para finalizar, dicas sobre publicações e websites que valem a pena conhecer e algumas pequenas notas sobre a rede e ações de cooperação entre seus membros.

Que esse seja um bom recomeço e que nossas energias sejam renovadas para o ano que se inicia.

Boa leitura e feliz 2013 para todos!

Secretaria Executiva

Ano: 

  • 2012

Arquivo: