Você está aqui

Revista RETS nº15

Ainda que a cooperação bilateral Sul-Sul seja considerada prioritária para o Brasil, o país mantém atualmente diversos programas e projetos de cooperação técnica triangular com países ou com organismos internacionais. Essas parcerias, que podem envolver organismos internacionais ou países, representam um arranjo alternativo e complementar aos esforços bilaterais e se baseiam, entre outros, nos seguintes parâmetros: atuação por demanda (demand-driven); intercâmbio de tecnologia e conhecimento sem impor condicionalidades; e reprodução de boas práticas a serem transferidas e adaptadas à realidade de cada país. A cooperação Sul-Sul (CSS) triangular do Brasil ocorre por meio de projetos ou programas temáticos focados no treinamento e na assessoria técnica, por vezes combinados à construção de infraestruturas em pequena escala e à provisão de equipamentos indispensáveis à realização das atividades. A matéria de capa desta edição da Revista RETS é sobre um desses projetos – o Proforsa – que reúne o Brasil, o Japão e Angola, em iniciativas que buscam fortalecer o sistema de saúde do país africano, por meio de ações estruturantes, dentre as quais a formação de recursos humanos para o setor.

Além disso, a revista retoma a discussão sobre a “invisibilidade” dos técnicos em saúde, por meio de uma entrevista com Carlos Einsmann, presidente da Associação Argentina de Técnicos em Medicina Nuclear (AATMN), cuja apresentação recente no II Seminário Internacional Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul pode ser vista na área de ‘arquivo de eventos’ do website da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Na seção ‘Técnicos em saúde no mundo’, o país da vez é o Uruguai. Para completar, uma bela experiência de formação, que tem a cultura como base e as manifestações artísticas como expressão, desenvolvida pelo Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires, na Argentina; os preparativos para o Terceiro Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, a ser realizado no Brasil, em novembro deste ano; e a posse da nova diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Carissa Etienne, que em seu discurso destacou a importância da cooperação e da troca de experiências e conhecimentos entre os países da Região.

Boa leitura!

Secretaria Executiva

Ano: 

  • 2013

Arquivo: