Você está aqui

Revista RETS nº22

Caro leitor,

Mais uma vez iniciamos nosso editorial com um pedido de desculpas pela revista estar fora da periodicidade prevista. Dessa vez, não foram problemas de ordem operacional, como o inesperado atraso na contratação de uma gráfica para imprimir o material ou a necessidade de mudar de empresa de tradução. A razão do atraso foi uma greve que paralisou grande parte do trabalho na Fiocruz por 63 dias. Infelizmente, a greve foi a forma que nós, os trabalhadores da Fiocruz e de outros órgãos públicos do Brasil, encontramos para protestar contra medidas governamentais que afetam não só o salário dos trabalhadores, mas o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos programas da área social, trazendo ainda mais dificuldades para a população mais carente do país. Entretanto, a despeito de todas as dificuldades, nós estamos de volta para, com muito carinho e dedicação, dar seguimento a uma proposta que consideramos relevante para o fortalecimento da área da saúde e para a construção da justiça social: contribuir, direta ou indiretamente, para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde em vários países.

Nesta edição da Revista, você poderá ler a segunda e última parte da resenha do artigo ‘Filantrocapitalismo, passado e presente: a Fundação Rockfeller, a Fundação Gates e os ajustes da saúde global’ no qual a professora e pesquisadora canadense Anne-Emanuelle Birn, apresenta um cenário bastante assustador para a saúde pública, vítima da influência cada vez maior de organizações internacionais de capital privado, e mostra algumas formas de luta para aqueles que ainda defendem a saúde como um direito fundamental do ser humano e  como um dever de Estado.

Outro tema em destaque é o aumento crescente da população de idosos em praticamente todos os países e os desafios que isso representa para os sistemas nacionais de saúde, que precisam reorientar suas práticas e, para tanto, necessitam de uma força de trabalho devidamente qualificada.

Além disso, tomando como exemplo o caso dos ‘auxiliares de saúde’, em Portugal, abordamos as consequências que o descompasso entre as áreas da educação e da saúde pode ter sobre o exercício profissional dos trabalhadores da saúde. Também apresentamos um relato de experiências que estão sendo desenvolvidas pelo Sena (Colômbia), nas quais alunos de cursos da área de estética podem entender o seu papel no contexto da saúde.

Para finalizar, na seção Notícias da Rede, você pode acompanhar o que temos feito para aprimorar nossa comunicação com o público e de que forma a RETS vem trabalhando para fortalecer a pesquisa e estimular o debate sobre temas relevantes para a saúde pública e a formação de trabalhadores técnicos para o setor. 

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS 

Ano: 

  • 2015

Arquivo: