Você está aqui

Informes

  • 18/10/2018 - Seminário Virtual RETS: Dilemas, conflitos e perspectivas geopolíticas na África e na América Latina

    O evento ocorrerá no dia 24/10 (próxima quarta-feira), às 13h30, na EPSJV/Fiocruz, com transmissão ao vivo pela Internet. Convidados: Beatriz Bissio (UFRJ), Nildo Ouriques (UFSC) e Sandra Quintela (Rede Jubileu Sul/Pacs). 

  • 11/10/2018 - Saúde ao Sul (Isags): Ecos da Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis

    Os Chefes de Estado e de Governo, reunidos na Terceira Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Doenças não Transmissíveis (DNT), em 27 de setembro de 2018, aprovaram uma Declaração Política na qual se comprometeram na luta contra doenças não transmissíveis e em promoção da saúde mental. Leia a matéria completa no site do Isags.

  • 09/10/2018 - Revista Trabalho, Educação e Saúde (RevTES, vol.16 no.3): O legado de Alma-Ata, 40 anos depois

    Na terceira edição do ano, Marcos Cueto, pesquisador e editor da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, faz uma análise crítica do legado de Alma-Ata, quarenta anos depois da histórica Conferência Internacional sobre Atenção Primária em Saúde. Leia o texto na íntegra. Conheça a RevTES.

  • 09/10/2018 - Edital: OPAS abre convocatória para projetos de pesquisa sobre impacto econômico do programa Mais Médicos

    A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) abriu uma convocatória para projetos de pesquisas sobre o impacto econômico do Programa Mais Médicos. A inscrição pode ser feita até 16h (horário de Brasília) do dia 19/10 /2018. As três melhores propostas serão contratadas por R$ 15 mil para estruturar um projeto de investigação.

  • 09/10/2018 - Novo Relatório do IPCC: Aquecimento global de 1.5 °C

    Leia o relatório especial do IPCC sobre os impactos do aquecimento global de 1,5 ° C (em inglês) acima dos níveis pré-industriais e das vias globais de emissão de gases estufa, no contexto do fortalecimento da resposta global à ameaça da mudança climática, desenvolvimento sustentável e esforços para erradicar pobreza.

  • 03/10/2018 - RevIISE - Revista de Ciencias Sociales y Humanas: O que significa neoliberalismo em Saúde?

    Para responder a questão do título, este ensaio, de Cecilia Molina e Federico Tobar, propõe que o neoliberalismo em saúde constitui um discurso de origem econômica e política que, ao ingressar no campo da saúde, se organiza em três premissas principais: 1) primazia do concepção biomédica, 2) a influência da abordagem denominada Nova Gestão Pública e 3) uma concepção tecnocrática do sistema de saúde. Postula-se também que o principal efeito da validade do neoliberalismo na saúde é uma progressiva despolitização do setor da saúde com a consequente perda de presença de saúde na agenda política. Leia na íntegra (em espanhol)

  • 02/10/2018 - ESTeS-Lisboa: II Jornadas de Intervenção Multidisciplinar na Obesidade

    Dias 10 e 11 de outubro. Mais informações.

  • 01/10/2018 - Direito à Saúde: Depreciar a vida: a agonia da saúde pública na América Latina

    Artigo de Pablo Gentili, publicado no dia 28/09/2018, no Blog Contrapuntos (El País). Leia o artigo completo (em espanhol).

  • 01/10/2018 - Artigo: Scoping review assessing the evidence used to support the adoption of mobile health (mHealth) technologies for the education and training of community health workers (CHWs) in low-income and middle-income countries

    A revisão explorou a literatura de 2000 a 2017 para investigar as evidências sobre o uso de tecnologias móveis em relação às formas tradicionais na educação e treinamento de trabalhadores comunitários de saúde. Texto completo (em inglês).

  • 28/09/2018 - Agenda 2030: Indicadores para Portugal 2018

    A publicação apresenta os indicadores disponíveis para Portugal, decorrentes do quadro global de indicadores adotado pelas Nações Unidas para acompanhar os progressos realizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Leia o documento.

Páginas