Você está aqui

Informes

  • 20/04/2018 - Publicação Isags (04/2018): Desafios do envelhecimento populacional para os Sistemas de Saúde na América do Sul
  • 20/04/2018 - Representantes da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) se reúnem no Isags: Encontro discute as principais ações desenvolvidas pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde

    Representantes da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), participaram, nos dias 11 e 12 de abril, da 7ª Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags). O encontro, que reuniu representantes de oito países da América do Sul e das redes e grupos técnicos do Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), teve como objetivo fazer um balanço do Plano Operativo Anual (POA) de 2017 do Isags, apresentar o POA de 2018 e as propostas para o de 2019. O plano sistematiza as principais ações que serão desenvolvidas pelo Instituto em suas distintas áreas de atuação, como Diplomacia em Saúde, Determinação Social e Vigilância.

    No encontro, a diretora da Escola Politécnica, Anakeila Stauffer, fez uma apresentação sobre o histórico e os avanços da RETS na conjuntura atual, marcada pelos desafios de integração regional em um cenário de dificuldades políticas e orçamentárias enfrentadas por diferentes países. Ela também destacou a necessidade de dar visibilidade a agendas de trabalho que incluam a categoria dos técnicos em saúde e fortalecer as alianças políticas da RETS no âmbito da Unasul, com o objetivo de garantir o papel de articulação política da rede e ampliar a sua capacidade de financiamento.

    “Na apresentação, discutimos também uma das iniciativas mais relevantes para os próximos anos da RETS, que é o projeto ‘Cooperação para a análise situacional e a formulação de políticas de educação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da Unasul’ e todo o processo de submissão dele ao Fundo de Iniciativas Comuns (Fic) da Unasul, que prevê recursos para iniciativas sociais para os países do bloco”, ressaltou Ingrid D’Avilla, coordenadora da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV.

    Segundo Ingrid, o projeto, que foi criado em parceria com o Isags, pretende realizar um curso de especialização, cujos trabalhos de conclusão serão relacionados ao mapeio da formação de técnicos em saúde nos países membros da Unasul. “Caso seja aprovado pelo Fic, o processo de construção do curso, que envolverá os 12 países da Unasul, incluindo o Brasil, será iniciado ainda em 2018 na Escola Politécnica”, afirmou Ingrid.

    No encontro, os membros do conselho destacaram, como temas relevantes para o desenvolvimento de ações no âmbito da Unasul a serem considerados na elaboração do POA 2019 do Isags, a importância de incluir uma aproximação da relação dos sistemas de saúde com as comunidades, uma abordagem mais ampla sobre o uso da Telemedicina, não considerando somente zonas precarizadas, e um levantamento de boas práticas de saúde pública para a regulação do preço de medicamentos, entre outros assuntos.

  • 19/04/2018 - Evento do Dia Internacional da Enfermagem (Opas/OMS, 2018): Ampliação do papel dos enfermeiros na Atenção Primária à saúde

    Participe da celebração do Dia Internacional da Enfermagem 2018, cujo tema é 'Ampliação do papel dos enfermeiros na Atenção Primária à saúde'. O evento, que ocorrerá no dia 10 de maio, às 13h30, em Washington D. C., será transmitido ao vivo pela Internet (Webex link: https://goo.gl/TshBoC) . Clique aqui para ver a programação completa.

  • 14/04/2018 - Interculturalidade e Saúde: Mapeamento das políticas de saúde intercultural na América do Sul

    Estudo conduzido pelo ISAGS analisa as políticas que consideram a diversidade cultural nas Américas. (documento em inglês e espanhol)

  • 14/04/2018 - Saúde ao Sul (Isags, 04/2018): Como vai o Estado de Bem-Estar?

    70 anos depois da criação do primeiro Sistema de Saúde Universal do mundo, na Inglaterra, nosso especialista Felix Rigoli escreve sobre a importância de fortalecer a proteção social na América do Sul e no mundo. Leia aqui.

  • 12/04/2018 - Seminários Virtuais: Clacso anuncia seminários de maio/2018

    O Espaço de Formação Virtual da Rede CLACSO de pós-graduação oferece unm completo programa de seminários virtuais dirigido a pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado, formuladores de políticas públicas e público em geral, interessados em realizar uma formação crítica e rigorosa sobre os mais diversos temas e disciplinas das Ciências Sociais. Clique aqui  para mais informações. 

  • 12/04/2018 - I Semana de Divulgação Científica: Fiocruz Brasília disponibiliza conteúdos da I Semana de Divulgação Científica

    Os vídeos da I Semana de Divulgação Científica já estão disponíveis no canal YouTube da Fiocruz Brasília. O seminário foi realizado, de 12 a 14 de março, pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Clique aqui para acessar a playlist. Inscreva-se no canal da Fiocruz Brasília para ser avisado dos novos conteúdos. 

  • 21/03/2018 - 22/03/2018 - DEBATE SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA: O Mal-Estar nas Migrações Internacionais

    “O Mal-Estar nas Migrações Internacionais” é o tema da primeira sessão de 2018 do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília em conjunto com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Será nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 8h30, na Fiocruz Brasília, com entrada gratuita. 

    Faça sua inscrição e acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook Fiocruz Brasília.

  • 02/02/2018 - Saúde ao Sul (ISAGS, Janeiro/2018): Mobilidade humana na América do Sul

    "Ao ponto": A diretora executiva do ISAGS, Carina Vance Mafla analisa os complexos processos de mobilidade humana na América do Sul e como a migração de usuários e profissionais podem impactar nos sistemas de saúde da região.

     Acesse a revista na íntegra.

    Leia a coluna e revista completa

  • 18/01/2018 - Saúde ao Sul (ISAGS, janeiro/2018): Filantropocapitalismo: Caridade ou Negócios?

    Num mundo onde as desigualdades cada vez mais produzem tanto uma multidão de pessoas vulneráveis quanto um punhado de megabilionários, iniciativas de filantropia até parecem genuínas expressões de solidariedade. As coisas, no entanto, podem não ser bem assim. Acesse a revista na íntegra.

Páginas