Você está aqui

Publicado em: 13/07/2016

A América Latina estará em foco no próximo debate online da série Futuros do Brasil, do CEE-Fiocruz

imprimirimprimir 
  • Facebook
RETS

A América Latina e seus caminhos após os ciclos da esquerda e da direita, empreendidos no começo dos anos 2000, será o foco do próximo debate online da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, que ocorrerá no dia 21 de julho. Com o tema "Futuros da América Latina: os ciclos da esquerda e da direita", os professores Carlos Eduardo Martins, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Ifics/UFRJ) e José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp/UERJ) se reunirão para complementar o debate.

O evento, que ocorrerá das 14h às 16h, permitirá que qualquer pessoa participe e assista em tempo real, podendo também enviar perguntas aos palestrantes. Para assistir ao debate, basta conectar-se ao blog do CEE-Fiocruz por computador, tablet ou celular.

O investimento em políticas sociais e a busca de novas relações internacionais marcaram o cenário do continente a partir dos primeiros anos deste século. É possível, no entanto, que esse ciclo tenha se concluído, com a vitória de Maurício Macri, na Argentina, o afastamento, mesmo não definitivo, de Dilma Rousseff, as dificuldades de Rafael Correa, no Equador, e a crise aguda do chavismo na Venezuela – ainda que o Movimiento al Socialismo (MAS) e seu líder, Evo Morales, na Bolívia, Michelle Bachelet e sua coalizão de centro-esquerda, no Chile, e Tavaré Vasquez e a Frente Ampla, no Uruguai, mantenham-se no poder.

Ao mesmo tempo, o fim negociado da longa guerrilha colombiana, com o acordo de paz entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após mais de 50 anos de combates, desenha outras possibilidades. E, ainda, no México, segue o domínio da centro-direita, mas mantém-se forte a opção eleitoral de centro-esquerda.

Pode-se falar em um giro à direita ou trata-se de um momento de recuo temporário das esquerdas latino-americanas? Ou, ainda, de situação mais complexa, trazida pelo fortalecimento da democracia na região? Essas e outras questões orientarão o debate.

Data: 21 de julho de 2016
Horário: 14h às 16h
Transmissão: CEE-Fiocruz
Informações:
(21) 3882-9133
cee@fiocruz.br

Fotos/Ilustrações: 

CEE/Fiocruz