Você está aqui

Publicado em: 18/05/2015

Atenção Primária na América do Sul é tema de novo livro do Isags/UNASUL

imprimirimprimir 
  • Facebook
Isags

Desde a Conferência Internacional de Alma-Ata*, persistem as discussões sobre a concepção e a implementação de sistemas de Atenção Primária na América do Sul. Os diversos modelos de cuidado integral à saude adotados ao longo do tempo no continente são destaque no livro Atención Primaria de Salud en Suramérica, lançado pelo Isags/UNASUL, no último domingo (17), durante reunião preparatória do Conselho de Saúde Sul-Americano para a Assembleia Mundial de Saúde (AMS), em Genebra. Prevista no Plano Operativo Anual (POA) do Isags, a publicação é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, articulação e consolidação das experiências de Atenção Primária de Saúde (APS) na região. O estudo contemplou desde aspectos técnicos – como metodologias de gestão e cuidado, mão de obra e financiamento -, até questões interculturais e intersetoriais presentes nos países.

“Embora exista vasta literatura a respeito do tema, faltava um panorama sul-americano que partisse da mesma matriz de investigação”, afirmou a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e coordenadora do projeto, Lígia Giovanella.

Segundo a acadêmica, a pesquisa estruturou-se de forma comparativa, evidenciando casos de sucesso e identificando os principais desafios para o fortalecimento da APS no continente.  Os diagnósticos parciais foram apresentados na oficina Abordagens de Atenção Primária de Saúde e estratégias para permanência de profissionais em zonas remotas e desfavorecidas da América do Sul, realizada pelo Isags/Unasul em 2014.

Além de Giovanella, participaram da elaboração do livro a pesquisadora Suelen Oliveira e os consultores Patty Fidelis, Gilberto Rios, Herland Tejerina, Román Veja e Hedwig Goedes. O livro conta com prefácio de Oscar Feo, coordenador-geral alterno da Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES) e texto de contracapa de Daniel Olesker, ex-ministro da Saúde do Uruguai.

Disponível em espanhol, com previsão de lançamento em inglês para setembro, 'Atención Primaria de Salud en Suramérica' é o terceiro livro idealizado pelo Isags/Unasul. O Instituto também publicou Sistemas de Salud en Suramérica e Vigilancia en Salud en Suramérica, que se tornaram referências em renomados centros de pesquisa e universidades de todo o mundo. Todos podem ser encontrados na biblioteca do site do ISAGS.

*Realizada na extinta União Soviética, em 1978, a Conferência Internacional de Alma-Ata reuniu 134 países e 67 organismos mundiais para traçar metas que garantissem saúde a todos os povos do mundo até o ano 2000.