Você está aqui

Publicado em: 01/11/2017

Chamada de artigos Revista Pan-Americana de Saúde Pública: Atenção primária à saúde nas Américas - Quarenta anos de Alma-Ata

imprimirimprimir 
  • Facebook

A Revista Pan-Americana de Saúde Pública, publicada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), anuncia uma chamada de artigos para uma próxima edição especial para comemorar o aniversário de 40 anos da Alma-Ata e sua influência nas Américas. Serão aceitos artigos em espanhol, inglês ou português. O processo de seleção de manuscritos seguirá os procedimentos de revisão por pares da revista.Prazo final: 29 de dezembro de 2017.

Antecedentes e justificativa

Há quarenta anos, os países membros da Organização Mundial da Saúde, reunidos em Alma-Ata, acordaram um conjunto de princípios com vistas a proteger e promover a saúde de todas as pessoas, enunciando a atenção primária à saúde como preceito orientador de um sistema de saúde integral. Desde a Declaração de Alma-Ata, em 1978, os países das Américas vêm testemunhando extraordinário progresso, crescimento econômico e melhoria de seus sistemas de saúde. Permanecem, contudo, muitos desafios na Região, inclusive a pobreza e a desigualdade, as barreiras ao acesso à saúde, os modelos de atenção ineficientes, a segmentação dos sistemas de saúde, a fragmentação dos serviços, o financiamento insuficiente para a saúde e a debilidade da governança e da liderança.

Com vistas a abordar a agenda pendente e promover sistemas de saúde baseados na atenção primária nas Américas, a OPAS articulou várias estratégias e planos com os Estados Membros e aprovou uma série de resoluções . Em 2007, o documento de posição da OPAS sobre a renovação da atenção primária à saúde nas Américas continha a definição dos elementos e funções de um sistema de saúde baseado na atenção primária que guiavam os países da Região na transformação de seus sistemas de saúde e na avaliação de suas necessidades. Em 2014, a resolução sobre o acesso universal à saúde e a cobertura universal de saúde, também conhecidos como saúde universal, recordou os valores de Alma-Ata e convocou os países da Região a avançarem no sentido de sistemas de saúde que possibilitem o acesso de todas as pessoas e comunidades, sem nenhum tipo de discriminação, a serviços de saúde integrais, adequados, oportunos e de qualidade, assim como o acesso a medicamentos seguros, efetivos, de preço acessível e de qualidade, ao mesmo tempo garantindo que o uso de tais serviços não exponha os usuários a dificuldades financeiras, especialmente no caso dos grupos em nas condições de vulnerabilidade.

Após quatro décadas de empenho e de uma execução considerável de políticas e programas que posicionam a atenção primária à saúde no centro dos sistemas de saúde, é hora de avaliar o progresso no sentido da consecução dos objetivos da atenção primária à saúde.

Leia a chamada na íntegra (PDF): http://www.paho.org/journal/index.php?option=com_content&view=article&id...

1 Comment

O desafio está posto, pois a

O desafio está posto, pois a atenção primária de saúde irá desnudar a efetividade dos demais direitos sociais, no que tange a vida com dignidade. Assim, cada vez faz-se mais gritante a transversalidade da saúde para a promoção da vida em sociedade de forma sustentável. A distribuição e o reaproveitamento dos recursos ganham novos contornos, independente de interesses financeiros, pois cada qual deve repensar sua exigências para um viver mais saudável, vez que a prática da acumulação, que se diga de passagem está no inconsciente coletivo, faz mascarar as relações humanas e consequente o que decorre das mesmas. Nesse cenário, a atenção primária de saúde tão cara à Reforma Sanitária, vem sendo abarroada por ações de maior complexidade, o que leva a ineficiência dos sistemas como um todo e, ainda, o descrédito. Muito já tem sido realizado, porém há muito o que se realizar e por melhor ou por pior que seja, a Saúde Pública deverá estar na dianteira das transformações sociais, confirmando sua vocação.

Páginas