Você está aqui

Publicado em: 29/02/2016

Começa a 3º Reunião Ordinária da RETS-CPLP em Lisboa

imprimirimprimir 
  • Facebook

  Nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, começa a 3ª Reunião Ordinária da Rede de Escolas Técnicas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP). A reunião, que ocorre juntamente com a da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP), foi convocada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), instituição coordenadora da Rede, e está sendo realizada na sede da CPLP, em Lisboa, Portugal.

Da RETS, confirmaram presença membros do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.  Para o Coordenador de Cooperação de Internacional da EPSJV, Geandro Pinheiro, que junto com o diretor, Paulo Cesar Ribeiro, representa a Escola na reunião, a participação das instituições membros no evento é de extrema importância. “As reuniões da RETS-CPLP são momentos ricos de reflexão sobre as condições em que se dá a formação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde nos países membros do bloco – com foco nos trabalhadores técnicos – bem como de pactuação de novos horizontes e projetos para interferir positivamente nessa realidade”, ressaltou.

Durante dois dias, os membros das Redes farão uma análise da situação atual e discutirão o plano de trabalho de cada uma delas. Além disso, também estará em foco a questão dos recursos para a realização de atividades no âmbito das redes estruturantes, bem como a necessidade de ampliar a integração entre elas. . Os debates realizados funcionarão como importante aporte de informações à 2ª Reunião Técnica de Avaliação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS), convocada pelo Secretariado Executivo da CPLP, para os dois dias seguintes (2 e 3 de março). Segundo Geandro, o fato de os resultados da reunião das Redes se materializarem em subsídios para a constituição de programas e ações a serem discutidos e pactuados durante a reunião de avaliação do PECS pelo Grupo Técnico de Saúde, representa um diferencial importante deste encontro: “A participação ampla e representativa de todos os países do bloco será fundamental para o alcance coletivo de soluções que viabilizem o plano de trabalho das Redes e o próprio PECS”, observou.  

A falta de recursos para executar as ações previstas no PECS vem gerando uma grande preocupação na CPLP.  Para a atual reunião, o Secretariado Executivo da Comunidade só conseguiu financiar a ida de representantes de Guiné Bissau e de São Tomé e Príncipe. Os demais países e instituições presentes viajaram com recursos próprios.  

A respeito disso, Geandro agradeceu o empenho de todos, lembrando que a garantia de recursos para garantir a viabilidade e sustentabilidade de ações, programas e projetos, é um tema sensível na construção de agendas multilaterais. “O contexto atual é de pouco aporte financeiro para as redes estruturantes e para o PECS como um todo. O que torna esse tema central na reunião das Redes e na Reunião Técnica de Avaliação do Plano”, destacou.