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Publicado em: 01/09/2020

Como se formam as futuras enfermeiras argentinas durante a pandemia

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Gabriel Muntaabski - Coordenador Nacional do PRONAFE - INET - Ministério da Educação da Nação

O Programa Nacional de Formação em Enfermagem (Pronafe) faz parte do Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), dependente do Ministério da Educação da Nação. Ao fortalecer as carreiras de enfermagem, o Programa visa aumentar a quantidade e a qualidade dos enfermeiros na Argentina.

O Pronafe é desenvolvido em 200 instituições de Ensino Superior de Enfermagem e 30 Carreiras Universitárias. Essas instituições estão localizadas em 20 províncias, alcançando uma matrícula em 2019 de mais de 80.000 alunos.

A pandemia global de Covid-19 tem impacto em todas as áreas da sociedade e está desafiando os sistemas de saúde de maneiras sem precedentes, afetando não apenas a prestação de cuidados, mas também o desenvolvimento de atividades de graduação, pós-graduação e treinamento. pós-graduação para profissionais de saúde.

As ferramentas usuais com as quais temos passado por programas educacionais, currículos e formação em enfermagem em geral, apresentam enormes dificuldades de desenvolvimento, justamente em um momento em que os recursos humanos de enfermagem são absolutamente essenciais.

Nós, docentes formadores de enfermeiros, nos encontramos a passar por uma situação inédita, à qual tínhamos que dar uma resposta urgente, por vezes sem ter a formação ou os meios necessários para o enfrentar.

Ensinar e aprender no contexto atual é um desafio e uma oportunidade. Um desafio, porque nos desafia diretamente em nossa tarefa docente. Mas, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de explorar o potencial oferecido por várias tecnologias para recriar nossas práticas de ensino de enfermagem em ambientes virtuais.

Pensamos que não é uma ou outra tecnologia que define a educação não presencial, mas sim as propostas de ensino que, aproveitando as ferramentas disponíveis, se comprometem a ensinar algo a quem não está presente no mesmo espaço e/ou tempo.

Os alunos não aprendem lendo um texto ou ouvindo e assistindo a um vídeo. Eles fazem isso participando de atividades de aprendizagem que, eventualmente, podem incluir ler ou ouvir e resolver um guia de perguntas. O que faz a diferença é escolher as estratégias de ensino certas para cada conteúdo, público e situação.

Diante das dificuldades de encontrar os recursos didáticos específicos e convenientes para a execução dessas estratégias, o INET criou o Centro de Recursos Didáticos Pronafe, acessível em www.inet.edu.ar, destinado a todos os professores e alunos de enfermagem da Argentina .

Está estruturado em dois grandes espaços, denominados “Espaço para alunos”, com informações de fácil acesso que permitem aprofundar os temas desenvolvidos pelos professores e o “Espaço para professores”, onde se encontram:

Cursos de formação docente: Nessa seção você pode acessar os cursos ditados pelo Pronafe na modalidade presencial e virtual, a fim de serem realizados de forma autônoma pelo professor para os alunos ao longo da jornada acadêmica.

Guias para a realização de aulas virtuais: Esses guias consistem em uma série de documentos que explicam resumidamente a estrutura da programação das aulas – virtuais ou presenciais, síncronas ou assíncronas – e uma série de exemplos onde as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser utilizadas para complementar o trabalho docente.

Recursos para educação virtual: trata-se de uma série de documentos que fornecem informações sobre os seguintes tópicos:

  1. Recursos digitais www.educ.ar: Compêndio de links para os diferentes recursos virtuais que podem ser usados ​​na educação virtual, disponibilizado pelo site Educ.ar, pertencente ao Ministério da Educação da Nação.

  2. Tudo sobre Internet: Conceitos básicos a considerar: Neste documento, você pode encontrar os dados principais para professores e alunos que não têm conhecimento sobre os conceitos da Internet.

  3. Produção de material audiovisual e de design gráfico: Essa compilação de links explica os princípios da criação, edição e utilização de um vídeo, entre outros.

  4. Vamos começar do começo - Estabelecendo os Fundamentos da Ciência da Computação para Iniciantes: Esse documento contém informações detalhadas sobre tópicos relacionados à ciência da computação básica.

  5. Conceitos de produção de material colaborativo: Tudo relacionado ao conceito de aprendizagem colaborativa e ferramentas virtuais que auxiliam sua incorporação na produção de aulas síncronas ou assíncronas são compartilhados.

  6. Diferentes formas de estabelecer uma comunicação eficaz a partir da virtualidade: Consiste em uma série de links onde você pode aprender sobre as melhores formas de se comunicar em espaços virtuais.

Recursos para simulação clínica: Você pode encontrar materiais sobre a teoria da simulação clínica como estratégia pedagógica e guias práticos, uma série de documentos necessários para a aplicação da simulação clínica como estratégia, incluindo o desenvolvimento de um Prebriefing padronizado para qualquer evento que envolve simulação; Skill Station Build Sheets e casos integrados; informações sobre feedback reflexivo e listas de verificação predefinidas.

Biblioteca digital de enfermagem: nessa seção há vinte e quatro títulos comumente usados ​​em diferentes disciplinas da carreira de enfermagem, que são acessados ​​por meio de um sistema de “empréstimo virtual”.

Práticas profissionalizantes baseadas na simulação clínica: São elencadas as competências práticas que podem ser realizadas através da simulação clínica, determinando a sua possível complexidade; Oferece uma alternativa à impossibilidade de realização de determinadas práticas profissionalizantes nas áreas da saúde. Além disso, cenários altamente realistas, casos integrados e workshops de habilidades pré-concebidos estão disponíveis com sua explicação para seu melhor uso.

Recursos audiovisuais do Pronafe: É um repositório de imagens e vídeos disponíveis para que professores e alunos possam enriquecer suas produções, sejam elas aulas ou trabalhos práticos.

Recursos da Covid-19: esse é um link direto para o site do Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET) que contém informações atualizadas sobre a Covid-19.

App Pronafe: É um aplicativo didático voltado para a formação de enfermagem. A solução permite o aprendizado de conteúdos essenciais da carreira de enfermagem. Ele contém 11 módulos com mais de 100 unidades de aprendizagem do currículo de formação de enfermagem, e pode ser usado tanto em um Smartphone como em um Tablet, Notebook ou PC desktop. O acesso é gratuito e gratuito através do Google Play.

Nossa experiência é que, no ensino de enfermagem, havia uma enorme necessidade desse tipo de recursos didáticos para aplicá-los nas diferentes plataformas que são utilizadas em todo o país. A possibilidade atual de ter plataformas gratuitas que não desperdiçam dados nos permite chegar mais facilmente à maioria dos alunos.

E há uma relação direta em que, quanto maior a variedade de recursos didáticos, mais efetiva é a sequência de ensino em termos de continuidade das trajetórias educacionais de nossos alunos.

Em particular, os alunos consideram muito enriquecedor poder usar vídeos de atividades práticas (básicas na formação de enfermagem) como alternativa às práticas de escritório.

Este segundo semestre do calendário acadêmico 2020 encontra as instituições de formação de enfermagem mais bem preparadas para desenvolver propostas curriculares adaptadas.

Gestores, docentes e discentes de enfermagem estamos em um processo de aprendizagem e adaptação a essa realidade, preservando a qualidade acadêmica necessária para gerar graduados no auge dos desafios que a saúde de nossa população hoje enfrenta.

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