Você está aqui

Publicado em: 22/07/2013

Confirmada a realização da 3ª Reunião Geral da RETS no mês de novembro, em Recife (Brasil)

imprimirimprimirenviar por e-mailenviar por e-mail
  • Facebook

A 3ª Reunião Geral da RETS ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz), em Recife (Brasil), juntamente com a 2ª Reunião da RETS-CPLP e a 2ª Reunião da RETS-Unasul. A ideia é que o encontro, cujo tema é A Rede como espaço de produção de conhecimento sobre a educação e o trabalho dos técnicos em saúde, sirva de espaço para a discussão sobre as possíveis estratégias de fortalecimento da iniciativa, criada em 1996. Além disso, são objetivos do encontro: a construção do Plano de Trabalho da Rede e de suas sub-redes para os próximos anos e a revisão/elaboração dos Regimentos da RETS e das duas sub-redes. Ainda está previsto o lançamento oficial do novo site da RETS. Em breve será divulgada a programação do evento, que incluirá atividades abertas ao público em geral.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz/Ministério da Saúde do Brasil) – com apoio do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) da Unasul – são os responsáveis pela organização do encontro. O motivo da realização da Reunião em Recife se deve a realização do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, também naquela cidade, de 10 a 13 de novembro. A Secretaria Executiva da RETS buscará levar temas debatidos no encontro para o Fórum. O que possibilitará integrar pautas da Rede à discussão mais ampla sobre os Recursos humanos para a saúde: fundação para a cobertura universal de saúde e sua agenda do desenvolvimento pós-2015, tema do 3º Fórum.

O que podemos fazer para retomar as origens da Rede? Como tornar nosso trabalho mais efetivo? Como dar visibilidade a esses trabalhadores que formam a base dos sistemas nacionais de saúde e que muitas vezes são ignorados pelas autoridades e pelos formuladores de políticas para o setor? O que fazer para superar os grandes desafios inerentes ao trabalho em rede, como a dispersão de seus nós e as dificuldades de contato? Essas são algumas das perguntas que a Reunião tentará responder. Para isso, no entanto, é necessário que todos os seus membros participem das discussões preliminares e deem sugestões que possam enriquecer o encontro presencial. 

A 3ª Reunião é voltada para representantes das instituições membros da RETS e dirigentes nacionais responsáveis pelas políticas de educação de técnicos em saúde. Além de uma excelente oportunidade de encontro entre os membros, o evento representa um momento privilegiado de reavaliar o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e de discutir estratégias que permitam a continuidade e até mesmo o fortalecimento da iniciativa, cuja história começou no México, em 1996.

Para que a organização do evento possa ser realizada com mais eficiência - envio de convites e propostas de documentos para análise por parte dos membros, entre outras coisas -, a Secretaria Executiva da RETS, que está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), solicita que as instituições que integram a Rede preencham o formulário ou entrem em contato, pelo e-mail rets@fiocruz.br, para atualizar seus dados cadastrais. Novas notícias sobre a Reunião estarão disponíveis em http://www.rets.epsjv.fiocruz.br.

A RETS

A RETS foi criada em resposta ao resultado de um grande estudo sobre a educação de técnicos em saúde nas Américas, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O intuito era que a Rede funcionasse como um espaço de produção e difusão de conhecimentos que pudessem orientar e fornecer uma base mais sólida para a elaboração de políticas públicas voltadas para a formação e para o trabalho dos técnicos em saúde.

Serviço:
3ª Reunião Geral da RETS
7 e 8 de novembroLocal: Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz
Av. Professor Moraes Rego, s/n
Campus da Universidade Federal de Pernambuco - Cidade Universitária
Recife/PE - Brasil
Informações (Secretaria Executiva da RETS): + 55 (21) 3865-9735 | rets@fiocruz.br

Comentar