Você está aqui

Publicado em: 09/07/2015

Convite da GHWA para a consulta on-line sobre a “Estratégia Global da OMS para Recursos Humanos para a Saúde: Força de Trabalho 2030”

imprimirimprimir 
  • Facebook

Em maio de 2014, a 67ª Assembleia Mundial da Saúde solicitou ao Diretor-Geral a elaboração e apresentação de uma nova estratégia global para recursos humanos para a saúde, a ser analisada pela 69ª Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2016. Esta estratégia representa um componente crítico da visão estratégica da OMS para a cobertura universal de saúde (UHC), no âmbito da agenda de desenvolvimento de saúde pós-2015. A Estratégia Global para Recursos Humanos para a Saúde: Força de Trabalho 2030 está agora aberta para consulta pública até 31 de Agosto de 2015. O projeto será também discutido em vários eventos sobre saúde global, bem como uma série de consultas técnicas regionais da OMS. Este diálogo global informará sobre a melhoria contínua do projeto e a versão final a ser apresentada ao Conselho Executivo da OMS em janeiro de 2016.

O objetivo da Estratégia Global para Recursos Humanos para a Saúde: Força de Trabalho 2030 (GSHRH) é apoiar a OMS, os Estados-Membros e parceiros – em nível global, regional e nacional – para enfrentar os desafios dos profissionais de saúde a caminho da Cobertura Universal de Saúde. A estratégia reúne o estado da arte do conhecimento e das evidências, aproveitando uma década de experiências e lições aprendidas na implementação de políticas de força de trabalho de saúde em nível nacional. Também reflete sobre as evidências emergentes de que os investimentos na força de trabalho de saúde podem desencadear o desenvolvimento socioeconômico mais amplo, com repercussões positivas sobre educação, igualdade de gênero, criação de oportunidades de emprego decente e crescimento econômico sustentável.

Elaboração da estratégia

Desde o início de 2014, a Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA) vem coordenando uma consulta global de base ampla, através do desenvolvimento de oito documentos temáticos para reunir evidências para sustentar a estratégia global de RHS. Os comentários recebidos no âmbito da Consulta foram resumidos em um documento “síntese” que tenha informado o esboço zero da Estratégia Global da OMS para Recursos Humanos para a Saúde: Força de Trabalho 2030. Agora, a GHWA está convidando o público para deixar seus comentários sobre o projeto de estratégia através da sua consulta on-line. A consulta está aberta para os Estados-Membros da OMS, instituições, redes, grupos da sociedade civil, indivíduos e organizações relevantes com interesse nos recursos humanos para a saúde. O prazo para o recebimento de comentários e retroalimentação vence no dia 31 de agosto de 2015. Para mais esclarecimentos, por gentileza enviar sua mensagem para: workforce2030@who.int

Fonte: GHWA (http://www.who.int/hrh/resources/online_consult-globstrat_hrh/en)