Você está aqui

Publicado em: 07/04/2015

Dia Mundial da Saúde 2015: A segurança dos alimentos

imprimirimprimir 
  • Facebook
OMS

Alimentos não saudáveis ??estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano, em sua maioria crianças. Os alimentos que contêm bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas causam mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer.

Tema do Dia Mundial da Saúde 2015 é a segurança alimentar

Com a crescente globalização do fornecimento de alimentos, fica clara cada vez mais a necessidade de fortalecer os sistemas que garantam a segurança dos alimentos em todos os países. É por isso que a OMS tem usado o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril de 2015, para promover medidas para melhorar a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia, do campo à mesa.

A OMS ajuda os países a prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos, de acordo com o Codex Alimentarius, uma coleção de normas, diretrizes e códigos de práticas da comida que abrange todos os principais alimentos e processos. Juntamente com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), a OMS adverte aos países das emergências relacionadas com a segurança alimentar através de uma rede internacional de informações.

Cinco Chaves para uma alimentação mais segura

A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, de agricultores e fabricantes até vendedores e consumidores. A publicação da OMS “Cinco Chaves para uma alimentação mais segura”, disponível em espanhol, oferece aos vendedores e consumidores orientações práticas sobre como manusear e preparar os alimentos:

Chave 1: manter a limpeza;
Chave 2: separar alimentos crus de alimentos cozidos
Chave 3: cozinhar bem os alimentos;
Chave 4: manter os alimentos sob temperaturas seguras de refrigeração; e
Chave 5: usar água e ingredientes seguros.

O Dia Mundial da Saúde desse ano é uma oportunidade para alertar aqueles que trabalham em diferentes setores do governo, agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde e consumidores sobre a importância da segurança alimentar, e aumentar a conscientização sobre o papel que cada um pode desempenhar para que todos tenham a confiança de que os alimentos que chegam ao prato são seguros.