Você está aqui

Publicado em: 27/01/2016

Dia Mundial do Câncer 2016: Nós podemos, eu posso!

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Opas, unida com a comunidade global do câncer, comemorará no dia 4 de fevereiro o Dia Mundial do Câncer com o slogan "Nós podemos, eu posso". O objetivo é promover e mostrar de que forma todas as pessoas, tanto de maneira coletiva, como individual, podem fazer algo para a redução do número do câncer.

O câncer é um problema crescente nas Américas e em todo o mundo por vários motivos, tendo como principal deles o envelhecimento da população e as mudanças de estilo de vida que aumentam a prevalência dos fatores de risco.

O conhecimento sobre as causas do câncer e as intervenções para prevenir e controlar a doença são extensos. O câncer pode ser reduzido e controlado através da implementação de estratégias baseadas em evidências para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Muitos tipos da doença têm uma alta chance de cura se diagnosticado com antecedência e tratado adequadamente.

Fatores de riscos modificáveis

Estima-se que 30% a 40% do câncer pode ser evitado através da redução dos fatores de risco. Políticas públicas de saúde podem ser colocadas em prática para apoiar as escolhas individuais de vida saudável e torná-las fáceis. Outros tipos de câncer podem ser diagnosticados precocemente e tratados de forma eficaz através do diagnóstico organizado, programas de detecção precoce e do acesso ao tratamento oportuno de câncer.

Situação do câncer nas Américas

O câncer é a segunda causa principal de morte no continente americano, onde há uma estimativa de dois milhões de pessoas recém-diagnosticadas a cada ano e um milhão de pessoas morrem da doença a cada ano. Aproximadamente 52% dos novos casos de câncer e 35% das mortes por câncer são de pessoas com mais de 65 anos de idade e das mais jovens, no auge de suas vidas. Se nenhuma ação for tomada, a situação da doença é projetada para aumentar mais de quatro milhões de casos e um milhão de mortes por câncer em 2025.

Os principais tipos de câncer na região são pulmão, próstata e colorretal nos homens e mama, pulmão e colo do útero nas mulheres.

Um esforço conjunto

O Dia Mundial do Câncer 2016 exige esforços conjuntos entre organizações não governamentais, governos e organizações da sociedade civil para promover as ações e investimentos em áreas que incluem o controle do fumo, a promoção de estilos de vida saudável, o diagnóstico precoce do câncer e a melhoria dos serviços de tratamento do câncer, assim como cuidados paliativos para quando a cura não é possível.

A Opas/OMS está trabalhando com os Ministérios de Saúde da América Latina e do Caribe para prevenir o câncer e melhorar o tratamento por meio do Plano de Ação Regional para a Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis. Entre as iniciativas, estão: reduzir o uso do tabaco e álcool; apoio à introdução de vacinas contra o HPV e o teste de DNA de HPV para a melhoria dos programas de prevenção do câncer do colo de útero; melhor qualidade e acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama; melhoria da qualidade dos serviços de saúde radiológicos; melhor acesso a medicamentos essenciais de quimioterapia; e expansão do acesso a programas de cuidados paliativos e opióides para alívio da dor e dos sintomas.

Juntos, é possível reduzir o número de Câncer nas Américas.