Você está aqui

Publicado em: 08/09/2016

Lançamento do livro 'Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde'

imprimirimprimir 
  • Facebook
RETS

Lançado em abril de 2015 no Brasil, o 'Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos' ou 'Dossiê dos Impactos dos Agrotóxicos', como é muito conhecido, agora está disponível em espanhol e possui acesso gratuito, graças a uma parceria entre instituições e sanitaristas do Brasil, Colômbia e Equador. O lançamento do livro na versão em espanhol foi realizado no dia 06 de setembro, na Universidad Nacional de Colombia e foi transmitida ao vivo via YouTube, contando com a participação por videoconferência de Pablo Gadelha, presidente da Fiocruz, e de Jaime Breilh, Reitor da Universidade Andina.

A publicação, que é uma co-edição da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e da editora Expressão Popular, foi construída pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre 2012 e 2014, em articulação com a 'Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida' e com a 'Articulação Nacional de Agroecologia'.

Com o objetivo de fortalecer as articulações na América Latina, a tradução do livro foi planejada e viabilizada em uma parceria estratégica entre a Universidad Andina Simón Bolívar (Sede Equador), a Universidad Nacional de Colombia (através de seu Programa Interfaculdades de Doutorado em Saúde Pública), a Red Colombiana de Salud Colectiva, a Abrasco e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que apoiou a execução do projeto. A colaboração foi concebida em amplo conjunto de articulações que envolvem outros países da América do Sul, que atuam para viabilizar a construção de um Dossiê Latinoamericano dos Impactos dos Agrotóxicos.

O livro com mais de 600 páginas coloridas e ilustradas, está organizado em quatro partes: 'Segurança alimentar e nutricional e saúde'; 'Saúde, ambiente e sustentabilidade'; 'Conhecimento científico e popular: construindo a ecologia de saberes'; 'A crise do paradigma do agronegócio e as lutas pela agroecologia'. As três primeiras partes foram lançadas em 2012 e revisadas. A quarta parte foi concluída apenas em outubro de 2014, para o livro dedicado à atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio.

A leitura do informativo revela que a situação do Brasil em relação aos agrotóxicos está cada vez mais grave e que a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrícolas cresce ano após ano e um processo de desregulamentação do uso de agrotóxicos no país está em curso.

“Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida”, afirmaram os autores no momento do lançamento do Dossiê, em 2015. O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde. “Não há dúvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente.”

Este é mais um passo para viabilizar a construção de um Dossiê Latinoamericano sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e ambiente, assim como é importante que os brasileiros engajados na luta contra o modelo de desenvolvimento do agronegócio estejam cada vez mais articulados com pesquisadores, técnicos e militantes que estão na mesma luta em outros países do continente. 

André Búrigo (EPSJV/Fiocruz), membro da coordenação do GT Saúde e Ambiente da Abrasco, chama a atenção para o caminho que o Dossiê seguirá a partir desta tradução: “A tradução do Dossiê Abrasco para o espanhol é uma expressão de força da Saúde Coletiva Latinoamericana e de unidade na luta contra o modelo de desenvolvimento que contamina e intoxica a vida. O apoio da Fiocruz foi fundamental para que esse projeto se tornasse possível. A cooperação internacional só tende a avançar, agora que o livro será lido em vários outros países. Esperamos que possamos dar nossa contribuição para que cada vez mais fiquem fortes as articulações entre saúde coletiva e agroecologia, pesquisadores e movimentos sociais, em toda a América Latina. Nossa gratidão aos companheiros e instituições envolvidas pelo excelente trabalho realizado”, comenta Búrigo.

Sobre a versão latinoamericana do Dossiê Abrasco, o reitor da Universidade Andina Simón Bolívar (Sede Equador), Jaime Breilh, declarou: "Nossa equipe realizou uma colaboração imediata, eficiente e de alta qualidade para a tradução do Dossiê. Um trabalho de alta qualidade por um compromisso com duas entidades como a Fiocruz e Abrasco, com as quais temos uma relação fraterna, cujo prestígio deve ser protegido, mas também motivadas pela necessidade de proteger o prestígio da Universidade Andina".

O  Dossiê Abrasco foi criado para contribuir com a disseminação de informações que estão na publicação, assim como visa a experiência brasileira de construção do Dossiê em outros países de língua espanhola, no fortalecimento da luta unificada no continente. Além disso, pensando no futuro das articulações, os autores convidam o leitor a tomar consciência da grave situação que passa a Universidade Universidade Andina Simon Bolivar através de um documento disponível aqui.

Confira a transmissão do lançamento da versão em espanhol do Dossiê Abrasco aqui.

Fotos/Ilustrações: 

Abrasco