Você está aqui

Publicado em: 10/04/2015

Nova edição Ciência e Saúde Coletiva está disponível online

imprimirimprimir 
  • Facebook

volume 20, número 3, da revista Ciência e Saúde Coletiva já está disponível on-line. A edição tem como tema a vigilância de doenças crônicas e violências, encarado como um dos grandes desafios contemporâneos no campo da saúde. Os artigos abordam a necessidade de se investir nesse tipo de vigilância em um contexto de envelhecimento populacional, males causados pelas mudanças climáticas e aumento nos fatores de risco para doenças crônicas e violências.
 
James Macinko, do Departamento de Políticas, Gestão e Ciências de Saúde Comunitária da Universidade de Los Angeles (UCLA), assina o editorial da revista. 

Os artigos abordam temas como tabagismo, mortalidade prematura, violência infantil, atendimentos de emergência, doenças crônicas não transmissíveis, hospitalizações por lesões autoprovocadas intencionalmente, atendimento a  idosos, vigigância alimentar, diabetes, exclusão e bioética, depressão, hipertensão, além de aspectos étnicos, de gênero e de idade em relação às doenças crônicas, entre outros assuntos. 

Leia mais no Informe Ensp.