Você está aqui

Publicado em: 27/04/2018

O sistema de saúde de Cuba, tema do suplemento especial da Revista da Opas

imprimirimprimir 
  • Facebook

O sistema de saúde em Cuba: avanços e desafios, é o tema do suplemento especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), que foi apresentado esta semana na III Convenção Internacional Cuba Salud 2018.

A publicação visa divulgar sucessos que são conhecidos mundialmente, mas pouco se sabe sobre como eles foram alcançados, que políticas e programas estavam por trás deles, e como os serviços de saúde foram organizados para que Cuba, um país em desenvolvimento, que tem recursos limitados, alcança indicadores de países mais avançados.

"Os sucessos de Cuba são o produto de uma prioridade de saúde no mais alto nível e um admirável compromisso de suas autoridades, profissionais de saúde cubanos e da população que também é responsável por sua própria saúde e de suas comunidades". disse a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, durante a apresentação da revista.

A edição especial é composta por doze artigos e apresenta três editoriais, dois sobre o progresso de Cuba em direção à saúde universal e um sobre as transformações no sistema de saúde cubano.

Entre os artigos podem ser lidos sobre a prevenção e controle de doenças não transmissíveis em Cuba, os cuidados maternos e infantis, a qualidade das estatísticas de mortalidade materna, a experiência cubana na imunização e a resposta e os desafios às doenças transmissíveis.

Também esclarece como os recursos humanos são treinados em saúde em Cuba, como alcançar uma prioridade fiscal que garanta que os gastos públicos em saúde ultrapassem 10% do produto interno bruto, como organizar a preparação e a resposta aos ataques. mudanças climáticas e como a pesquisa em saúde se desenvolve para avançar para a saúde universal.

Cristian Morales Furihmann, representante da Opas/OMS em Cuba e co-autor de um dos editores do suplemento especial, agradeceu a todos os que tornaram possível a publicação e reconheceu "os milhares de trabalhadores da saúde cubanos que fazem de saúde universal é um objetivo alcançável ".

Por sua vez, o vice-presidente do Conselho de Estado e Ministro de Saúde Pública de Cuba, Roberto Morales Ojeda, disse que o suplemento é uma oportunidade "para a cmunidade internacional tomar conhecimento de muitas das coisas que fazemos" e reconheceu a "necessidade e vontade de continuar escrevendo e publicando para contar como fizemos e, assim, contribuir para alcançar a saúde para todos".