Você está aqui

Publicado em: 21/08/2023

A OMS lança uma nova iniciativa global sobre saúde digital apoiada pela Presidência do G20

imprimirimprimir 
  • Facebook
OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a presidência do G20 da Índia anunciaram hoje a nova Iniciativa Global sobre Saúde Digital (GIDH) na Reunião dos Ministros da Saúde da Cúpula do G20 organizada pelo governo do país.

O novo GIDH (pronuncia-se a palavra inglesa “guide” como uma abreviação) funcionará como uma rede e plataforma gerenciada pela OMS para apoiar a implementação da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025. A OMS atua como Secretaria para a implementação da estratégia, com o objetivo de reunir e harmonizar padrões, melhores práticas e recursos globalmente para acelerar a transformação do sistema digital de saúde.

"Agradecemos aos países do G20 e à Presidência do G20 da Índia por reconhecer o papel único e os pontos fortes da OMS nesta área e por apoiar o estabelecimento da nova rede GIDH", disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS. “Apoio e colaboração contínuos do G20, parceiros de desenvolvimento e organizações internacionais serão necessários para alcançarmos juntos o que nenhum de nós pode fazer sozinho. A OMS está empenhada em trabalhar com os países para fortalecer suas capacidades e melhorar o acesso a soluções digitais de qualidade garantida para um futuro mais saudável, seguro e justo."

Ao lançar a iniciativa, o Ministro da Saúde da Índia, Dr. Mansukh Mandaviya, declarou: "Hoje marca um dia importante na história da Força-Tarefa de Saúde do G20, onde os países do Grupo dos 20 não apenas perceberam a importância primordial da iniciativa, mas também trabalharam coletivamente para sua implementação. A nova Iniciativa Global de Saúde Digital é um dos principais resultados da Presidência do G20 da Índia.

Desde a primeira resolução da OMS sobre saúde digital em 2005, que levou ao desenvolvimento e adoção da Estratégia Global da OMS para Saúde Digital, mais de 120 Estados Membros da OMS desenvolveram uma política ou estratégia nacional de saúde.

Embora as experiências recentes durante a pandemia do COVID-19 tenham impulsionado o uso da saúde digital, muitos países expressam a necessidade de apoio para passar de iniciativas piloto de saúde digital focadas em produtos para o estabelecimento de uma infraestrutura nessa área, com governança adequada, políticas e força de trabalho de saúde competente necessárias para selecionar, manter e adaptar as intervenções de saúde digital.

O GIDH visa reunir países e parceiros para alcançar resultados mensuráveis ​​por meio de:

  • desenvolver planos de investimento claros e prioritários para a transformação digital da saúde;
  • relatórios e transparência aprimorados em relação aos recursos digitais de saúde;
  • facilitar o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre regiões e países para acelerar o progresso;
  • apoiar abordagens de todo o governo para a governança digital da saúde nos países, e
  • maior apoio técnico e financeiro para a implementação da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025 e sua próxima fase.

A OMS e os parceiros anunciaram compromissos substanciais em dinheiro e em espécie de várias partes interessadas para apoiar o lançamento desta nova iniciativa.

Está comprovado que a saúde digital acelera o progresso nos resultados de saúde para alcançar a cobertura universal de saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à saúde até 2030. As intervenções de saúde digital melhoram a saúde de várias maneiras, apoiando as pessoas no cuidado de sua saúde e bem-estar, permitindo prestadores de cuidados para aderir às diretrizes e prestar cuidados de alta qualidade ou fortalecer os sistemas de saúde, melhorando as cadeias de abastecimento e gestão da força de trabalho.