Você está aqui

Publicado em: 22/02/2016

A Opas e a Rede Equator fornecem ferramentas em português para promover a excelência na elaboração de relatórios de pesquisa

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Rede Equator (em português, Melhorando a Qualidade e a Transparência da Pesquisa em saúde) lançaram seu mais novo projeto colaborativo para promover a investigação de saúde de qualidade nas Américas: uma interface em português do site do Equator que irá traduzir o material importante em boas reportagens de pesquisa e trazer traduções portuguesas de orientações.

O esforço da tradução para português vai construir em trabalhos anteriores em espanhol com o intuito de melhorar a qualidade da pesquisa em saúde nas Américas. A comunidade de pesquisa em saúde é hoje focada em tornar os resultados da investigação mais transparentes, reprodutíveis e utilizáveis; estes são também objetivos da investigação para as políticas de saúde emitidas pelo Conselho Diretor da Opas e da Assembleia Mundial da Saúde. Professores desenvolveram diretrizes para relatórios e listas de verificação que orientam a publicação escrita para apoiar este objetivo, mas a maior parte do material existente só está disponível em Inglês. A Opas e a Rede Equator já criaram uma interface em espanhol no site do Equator, que recolhe e promove as orientações. Adicionar a nova interface portuguesa vai ampliar o alcance das diretrizes para os relatórios e estimular ainda mais a entrega e o uso de pesquisa de qualidade de cuidados de saúde nas Américas.

A Rede Equator promove avanços em relatórios padrões, principalmente através da sua base de dados online de diretrizes para relatórios e o material relacionado. A colaboração também dará acesso as diretrizes de relatórios e outros materiais importantes em português a todos os investigadores de língua portuguesa. A nova interface portuguesa do site do Equator está disponível e pode ser acessada aqui. As páginas da web em espanhol e português irão promover a adesão a padrões internacionais de comunicação nas Américas, ajudando a elevar a qualidade das publicações e relatórios de pesquisa em consonância com a política da Opas na pesquisa para a saúde.

Os relatórios de pesquisa de qualidade também facilitam a integração de resultados da investigação em cuidados de saúde, política e prevenção. Diretrizes para Relatórios padronizam como a pesquisa em saúde é relatada, por isso, nenhuma informação útil é deixada de fora. Os relatórios sobre os resultados da pesquisa em saúde, muitas vezes não possuem detalhes cruciais, tornando difícil para os revisores, leitores e outros para avaliar a validade e confiabilidade dos resultados. Pesquisas mal relatadas não podem ser usadas ??em revisões sistemáticas, então estão perdidas para o corpo de evidências usadas para tomar decisões clínicas. Para ajudar a melhorar os relatórios da investigação e garantir que nenhum estudo seja perdido desta forma, grupos de professores desenvolveram diretrizes para relatórios e listas de verificação. Estas orientações abrangem desenhos de estudos gerais e temas mais específicos, tais como abordar a equidade em pesquisa ou notificação de eventos adversos. Eles fornecem listas detalhadas das informações específicas que devem ser incluídas em uma publicação de estudo, se é para serem adequadamente compreendidas; listas de compras para o pesquisador de saúde escrita.

A Rede Equator é uma iniciativa internacional criada para combater o desperdício de pesquisa através da promoção de padrões de relatórios de pesquisa em saúde. Sua principal ferramenta na melhoria de relatórios de pesquisa é o site do Equator, que hospeda um banco de dados de diretrizes para relatórios existentes e listas de verificação. Ele também oferece recursos para apoiar os autores, editores, bibliotecários, professores, revisores, pesquisadores e outros produtores e usuários de pesquisa para a saúde.