Você está aqui

Publicado em: 11/09/2018

Opas lança curso virtual de prevenção ao suicídio para trabalhadores da atenção primária à saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) lançará um curso virtual, Prevenindo a automutilação / suicídio: Capacitando os provedores de atenção primária à saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que acontecerá no dia 10 de setembro.

Cerca de 100.000 pessoas cometem suicídio a cada ano nas Américas, e estima-se que, para cada suicídio, ocorram mais de 20 tentativas. O suicídio pode ocorrer em qualquer idade e é a terceira maior causa de morte entre jovens entre 20 e 24 anos na região.

O curso, gratuito, autodirigido e disponível em inglês no Campus Virtual de Saúde Pública da Opas (https://www.campusvirtualsp.org/en), busca fortalecer as capacidades dos profissionais da atenção primária em identificar, avaliar e melhorar a abordagem em relação aos comportamentos suicidas em pacientes. Os interessados ​​podem acessar o curso a partir de 17 de setembro, quando a plataforma é disponibilizada ao público em geral.

“O suicídio pode ser evitado e o pessoal da atenção primária de saúde tem um papel importante a desempenhar na prevenção, detecção precoce e manejo do comportamento suicida”, disse Claudina Cayetano, Assessora Regional de Saúde Mental da Opas.

Estima-se que a maioria das pessoas que cometem suicídio visite um prestador de cuidados de saúde primários um mês antes da sua morte. Isso significa que “a detecção precoce de pessoas com comportamento suicida e o gerenciamento eficaz disso é essencial para garantir que eles recebam os cuidados oportunos que precisam”, acrescentou Cayetano.

O curso é dividido em sete módulos e é baseado no Guia de Intervenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Transtornos Mentais, Neurológicos e de Uso de Substâncias (mhGAP-IG). Esse guia inclui intervenções baseadas em evidências para identificar e gerenciar transtornos de saúde mental prioritários, incluindo lesões auto-infligidas e suicídio no primeiro nível de atenção à saúde.

Introdução à auto-mutilação e suicídio, apresentações clínicas, a avaliação, monitoramento e estratégias de prevenção são alguns dos temas a serem abordados durante o treinamento on-line.

Fotos/Ilustrações: 

Opas

6 Comentários

Olá, Claudio. O curso

Olá, Claudio. O curso aconteceu em setembro no ano passado. Acompanhe nossas notícias para saber dos novos cursos, geralmente são online e gratuitos :)

Páginas