Você está aqui

Publicado em: 02/05/2016

OPAS/OMS apoia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas no Brasil

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

No marco da Semana de Vacinação das Américas, que busca imunizar quase 60 milhões de crianças e adultos no hemisfério ocidental, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) apoia a realização do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que terá início neste sábado (30). A cerimônia de lançamento acontecerá na aldeia Ypegue, na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Durante o mês da campanha, cerca de 500 mil indígenas de 1.373 aldeias em todo o Brasil, além de 3,5 mil profissionais de saúde, atualizarão o esquema vacinal e receberão também imunização contra a influenza.

Ao todo, 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs) participarão da ação, que tem, entre outros objetivos, fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças que podem ser prevenidas por vacina.

No dia 20 de abril, os profissionais que atuarão no esquema de vacinação participaram do “Curso de vigilância de eventos adversos pós-vacinação/vacinação segura”, organizado pela OPAS/OMS com apoio do Ministério da Saúde. Foram capacitados 300 profissionais do programa Mais Médicos situados em áreas indígenas e chefes e técnicos de DSEIs.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Tem início também no dia 30 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra os Vírus da Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde do Brasil. As imunizações serão realizadas até 20 de maio e contemplarão os grupos prioritários recomendados pela OMS – pessoas a partir de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A expectativa do governo brasileiro é vacinar pelo menos 80% da população até 20 de maio, dia final da campanha. 
A vacina contra os vírus da influenza é segura e bem tolerada – sendo recomendada pela OMS como uma das medidas mais importantes de saúde pública –, além de muito eficaz na prevenção do adoecimento e mortes relacionadas à infecção por influenza.

Semana de Vacinação das Américas
Os países e territórios de todo o hemisfério ocidental buscam vacinar quase 60 milhões de crianças e adultos contra mais de 20 doenças perigosas neste ano. O lema da campanha é “Vamos pelo ouro. Vacine-se”, em referência aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Coordenada pela OPAS/OMS, a Semana de Vacinação 2016 conta com o apoio do medalhista olímpico jamaicano Usain Bolt, que aparece nos materiais da campanha promovendo a vacinação.

A iniciativa teve início em 2003 como parte de uma resposta regional a um surto de sarampo ocorrido entre Venezuela e Colômbia em 2002.