Você está aqui

Publicado em: 11/07/2016

Opas/OMS fecha acordo com Fiocruz Amazônia para estratégia de disseminação de inseticida por mosquitos

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) assinou nesta quarta-feira (6) um acordo com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) para fortalecer o manejo integrado de vetores na saúde pública. Entre as ações previstas está a expansão de uma estratégia de disseminação de inseticida por mosquitos.

A iniciativa consiste em atrair fêmeas de Aedes aegypti e Aedes albopictus até pequenos recipientes, chamados de “estações de disseminação” (armadilhas impregnadas com larvicidas à base de hormônios criados em laboratório). A partir daí, as micropartículas do inseticida em pó aderem ao corpo do mosquito e são levadas por ele até os criadouros, em um raio aproximado de 400 metros.

Assim, quando as fêmeas pousam em criadouros (como copos de plástico e pneus) para botar ovos, as partículas de inseticida também entram na água, passando a ser letal para as larvas dos mosquitos.

Prevenção
O Aedes é um mosquito de vida doméstica, ou seja, vive no interior e nos arredores de domicílios. Dessa forma, ele se reproduz em qualquer recipiente artificial ou natural que armazene água limpa e parada. Para combater esse mosquito, que pode transmitir o vírus zika, dengue e chikungunya, é necessário limpar potes de vasos de plantas e vasilhames na parte externa do domicílio, tampar tanques e caixas d’água, evitar o acúmulo de lixo e desentupir calhas e ralos que impeçam o escoamento de líquidos, além de descartar recipientes em desuso que possam acumular água.

A prevenção é a melhor forma de evitar a infecção por zika, dengue e chikungunya. Para se proteger, a pessoa deve cobrir a pele com roupas de mangas compridas e calças; dormir em locais protegidos por mosqueteiros; e usar telas nas janelas e portas para reduzir o contato com mosquitos. Durante relações sexuais, é importante também a utilização de preservativos para evitar a transmissão por meio de fluidos corporais.

O uso de repelentes também é um meio de prevenção eficaz. No caso de gestantes, a Opas/OMS recomenda aqueles que contêm o princípio ativo DEET (N N-dietil-3-metilbenzamida), IR3535 (3-[N-acetil-N-butil]-éster etil ácido aminopropiónico) ou Icaridina (ácido-1 piperidinecarboxílico, 2-(2-hidroxietil)-1-metilpropilester). Esses produtos podem ser aplicados na pele exposta e devem ser usados em conformidade com as instruções do rótulo.