Você está aqui

Publicado em: 02/02/2016

Pesquisa Nacional de Nutrição, Desenvolvimento Infantil e Saúde estuda crianças do Uruguai

imprimirimprimir 
  • Facebook
INE

A Pesquisa Nacional de Nutrição, Desenvolvimento Infantil e Saúde (Endis) é o primeiro estudo oficial de um segmento a uma geração de crianças que representam a população uruguaia. É uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Estatística, o programa Uruguai Cresce Com Você (Ministério do Desenvolvimento Social) e do Grupo de Estudos da Família na Universidade da República.

Os principais objetivos da pesquisa estudam as condições de vida da infância no Uruguai e ajudam a formular políticas públicas para transformar. Para isso, a publicação tem a intenção de acompanhar as crianças, visitá-las a cada dois anos para avaliar as tendências, percebendo suas conquistas e as dificuldades que enfrentam, tanto elas, quanto o seu meio ambiente. Uma vez que os centros estão mudando com o crescimento da criança, o questionário é modificado a cada visita.

Na primeira etapa (2013), o interesse principal era determinar as circunstâncias que rodearam o nascimento de crianças, como o estado nutricional, estado de saúde e desenvolvimento da criança. Até então, não se contava com dados representantes de todas as crianças que vivem em áreas urbanas no Uruguai.

Os resultados abrem muitas perguntas e apontam áreas de intervenção política que requerem uma análise específica mais aprofundada. As famílias selecionadas para participar do estudo foram aquelas que estavam localizadas em áreas urbanas com mais de 5000 pessoas e incluiu crianças de zero a três anos de idade,  entrevistados pelo Levantamento Sistemático de Domicílios do Instituto Nacional de Estatística, entre fevereiro de 2012 e novembro de 2013.

Em 2013, o painel foi composto por aproximadamente 3,1 mil crianças e 2,7 mil adultos responsáveis, correspondentes a 2665 lares em todo o país. Em 97% das entrevistas, a informante qualificada era a mãe.

Com base nas principais conclusões, identifica-se um conjunto de temas de investigação que exigem uma análise específica, em muitos casos, a partir de futuras etapas da própria pesquisa. No entanto, dado o elevado número de gravidezes não planejadas e o uso generalizado de contraceptivos, um conjunto de questões relevantes sobre as circunstâncias em que as mulheres optam por levar uma gravidez persiste.

Embora pareça que os arranjos familiares predominantes em idades precoces incluam ambos os pais, os estudos anteriores permite prever que casais vão se dissolvendo conforme as crianças crescem. Conhecendo as configurações anteriores à separação dos pais e ligando a lista de cuidados e manutenção posteriores, permitirá interpretar totalmente os efeitos dessas experiências sobre as performances das crianças e seu bem-estar psicossocial.

Na maioria dos casos, são observadas diferenças socioeconômicas, com o pior desempenho das crianças em situações de acesso limitado aos recursos. Enquanto alguns desempenhos melhoram ou mitigam suas diferenças com a idade, outros aumentam. Na maioria dos casos não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos.

Compreender os determinantes do desempenho das crianças em termos do seu desenvolvimento requer, necessariamente, a análise longitudinal, por isso só será possível validar os resultados obtidos em etapas futuras da pesquisa. Isto irá associar características do agregado familiar, dos adultos responsáveis por crianças, o seu crescimento (já que crianças da seção transversal são comparadas as de diferentes grupos) e atendimento em creches, entre outros fatores.

Publicação disponível em espanhol aqui.