Você está aqui

Publicado em: 25/11/2015

Primeira reunião do Programa de Fortalecimento de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde nas Américas ocorre no Brasil

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Nesta semana, realiza-se o primeiro encontro do Programa de Fortalecimento da Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde nas Américas, no Palácio Itaboray, que fica na cidade de Petrópolis, no Brasil. O Departamento de Relações Externas, Alianças e Mobilização de Recursos (ERP) da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está desenvolvendo um programa para fortalecer a capacitação de representantes dos gabinetes de relações internacionais (Oris) dos ministérios da saúde na região, bem como agentes de Cooperação Internacional em Saúde, no âmbito da Política de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde, que foi aprovada durante o 52º Conselho Executivo da Opas em setembro de 2013.

Durante a semana, os participantes farão propostas para melhorar o desempenho dos escritórios de relações internacionais na região; optimizar a cooperação em saúde a nível nacional, sub-regional, regional e global; e promover e reforçar o diálogo a todos os níveis. Além disso, discutirão a situação atual, facilitando a construção de estratégias para o fortalecimento institucional baseado na cooperação em saúde.

A agenda do encontro inclui as seguintes competências: diplomacia da saúde e da cooperação, desafios da saúde global, governo global e regional de saúde, desenvolvimento e saúde, políticas de cooperação de saúde externos entre os países da região, a saúde nos mecanismos de integração sub-regionais e regionais, entre outros.

Vinte e sete países participam na reunião, incluindo Trinidad e Tobago, São Vicente e Granadinas, Haiti, Honduras, Costa Rica, Estados Unidos, Cuba, Brasil, Equador, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Suriname, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Dominica, El Salvador, Peru, Argentina, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O encontro se concluirá em 27 de Novembro de 2015.