Você está aqui

Publicado em: 07/12/2017

Professores da UFBA fazem estudo detalhado do relatório do Banco Mundial

imprimirimprimirenviar por e-mailenviar por e-mail
  • Facebook

Dois professores de Economia e uma professora de Sociologia da UFBA, respectivamente Luiz Filgueiras, Uallace Moreira e Graça Druck, debruçaram-se nos últimos dias sobre recente e polêmico documento do Banco Mundial (BIRD) e, apoiados simultaneamente em competentes ferramentas teóricas, dados estatísticos oficiais e análise comparativa de um estudo do mesmo organismo, publicado 20 anos antes, produziram um profundo estudo sobre as propostas ali apresentadas para o ajuste fiscal do Brasil e a adequação das universidades públicas brasileiras a esse cenário ajustado. O primeiro fruto desse estudo é um denso artigo para o próximo número do Caderno do CEAS, cujos editores gentilmente permitiram uma divulgação prévia pela UFBA e pelo Edgardigital.

Com 31 páginas no pdf original, tabelas e gráficos abundantes que efetivamente dão suporte à clareza do raciocínio e da crítica desenvolvidos no texto, o artigo, após a introdução (1), aborda (2) o “Ajuste fiscal e os gastos do Estado brasileiro”, (3) “O ensino superior no Brasil nas últimas três décadas”, (4) “Crítica à análise e propostas do BIRD para as universidades públicas federais”, (5) “A crítica da visão neoliberal dos serviços e dos servidores públicos” e (6) Conclusão. É material para ler com atenção e calma. A decisão de publicá-lo na íntegra no Edgardigital decorre da compreensão de que o artigo representa uma contribuição de alta relevância ao debate fundamental que hoje se trava no país sobre a natureza, a missão e o futuro da universidade pública brasileira.

Veja o artigo completo, publicado en EdgarDigital (PDF):  http://www.edgardigital.ufba.br/?p=5841&format=pdf 

Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil: Um ajuste justo:  http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf 

Comentar