Você está aqui

Publicado em: 14/02/2019

Radionovela do Cebes valoriza agentes de saúde e consolida importância do SUS

imprimirimprimir 
  • Facebook

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil (Conasems), representando os 5.565 municípios, aprovou em seu XXVII Congresso Nacional, em julho de 2011, a Carta de Brasília, que, em sua primeira diretriz, propõe: “Ampliar a democratização da comunicação e informação no SUS, participando do processo de valorização social e política do sistema com sua inclusão na agenda de desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Desde então, esforços vêm sendo feitos para cumprir e valorizar essas diretrizes. É nesse contexto que o Cebes concebe o Projeto ComunicaSUS, composto por dez radionovelas curtas, de dois a três minutos, com o objetivo de ajudar na construção do conhecimento do que seja o SUS, de modo a instrumentalizar a sociedade na luta pelos seus direitos e os trabalhadores da saúde na valorização do seu trabalho na perspectiva do fortalecimento e da consolidação do SUS.

Nas radionovelas, SUSete, uma jovem agente de saúde, vai dividir grandes questões com suas companheiras Angela e Norma e muitos outros personagens sobre a missão de democratizar a comunicação e a informação no SUS.

Veja o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=B-rukM3t4ng

Ouça os episódios:

Capítulo 1:

Você já ouviu falar da Susete? Ela é uma jovem agente de saúde que divide suas preocupações sobre o SUS através de uma radionovela. São 10 capítulos. Ouça o primeiro: PERDA DE DIREITOS.

Capítulo 2:

Nesse capítulo, as agentes de saúde discutem sobre suas aflições e consequências no trabalho delas após a aprovação do Teto de Gastos que congela recursos destinados a saúde para os próximos 20 anos. Venha conhecer um pouco do dia a dia de Susete, Norma, Angela e do Sr. Andrade. Ouça o segundo capítulo!

Capítulo 3:

No capítulo de hoje, as ACS discutem sobre as Condições Determinantes Sociais de Saúde.  Angela visita o senhor Valdez que está com Tuberculose e não pode parar o tratamento. Ouça o terceiro: DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE!

Capítulo 4: 

No quarto capítulo da nossa série, Susete e Andrade discutem sobre a violência contra as pessoas no país. Ouça aqui!

Capítulo 5: 

O capítulo 5 da série mostra a importância das agentes de saúde em uma situação de violência contra a mulher. Ouça aqui!

Capítulo 6:

Nesse episódio, Susete, Norma e Angela passam por várias situações de violência e dor que fazem parte do cotidiano dos grandes centros que geram impacto na saúde das pessoas. Defender o Direito universal à saúde  é uma questão de Cidadania. Ouça aqui o capítulo 6, sobre violência cotidiana e saúde emocional.

Capítulo 7: 

O episódio sete da Série mostra Norma reflete sobre a violência contra as mulheres. Susete e Andrade conversam sobre os sintomas mais comuns causados pela violência cotidiana que é um problema de saúde pública e que está virando epidemia. Ouça aqui o capítulo 7 (Violência: um problema de saúde pública).

Capítulo 8:

Susete tá revoltada e desabafa com o Andrade sobre a saúde no Brasil ter virado um negócio e um negócio caro. Nesse episódio também é debatido a falta de publicas como saneamento básico e coleta de lixo que afetam diretamente a saúde da população. Ouça aqui o capítulo 8 (Saúde é um Direito!).

Capítulo 9 

Nesse episódio Andrade conversa com Bira sobre o Programa Mais Médicos. Ele explica que o programa privilegia os médicos brasileiros e que as vagas que sobram são oferecidas para os estrangeiros, inclusive os cubanos. Ouça aqui o capítulo 9!

Capítulo 10 

Nossos personagens estão numa confraternização. Mas a nossa Susete está preocupada com a transferência dos Médicos da Saúda da Família para o programa MAIS MÉDICOS. Mas a Angela, Andrade e Norma querem aproveitar o churrasco. No final Susete se rende e faz um discurso emocionado em defesa do DIREITO a saúde e em DEFESA DO SUS. Ouça aqui o capítulo 10!