Você está aqui

Publicado em: 08/10/2015

RETS realiza segunda reunião da pesquisa multicêntrica sobre a formação técnica em saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook

A segunda reunião da Pesquisa Multicêntrica Internacional, coordenada pela Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), acontece no dia 26 de outubro, às 14h (horário de Brasília), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Essa etapa, que reunirá os pesquisadores da EPSJV, contemplará a avaliação e o planejamento do estudo no Brasil. A pesquisa pretende identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde em diferentes países. A proposta de realização, que tem metodologia semelhante à do Projeto Mercosul, é um dos itens que compõem o Plano de Trabalho da RETS, aprovado em novembro de 2013, durante a 3ª Reunião Geral da Rede.

A primeira oficina de trabalho foi realizada, de 21 a 23 de julho, na EPSJV. O encontro reuniu a equipe coordenadora com representantes da Bolívia, da Colômbia, do Peru, da Costa Rica, do Equador, da Guatemala e do México, países que atenderam o convite aberto feito pela RETS, em abril de 2015, para instituições de ensino, de pesquisa e de governo que quisessem participar do estudo. Além de instituições desses países, também manifestaram interesse várias instituições brasileiras, bem como do Uruguai e Argentina, países já haviam participado do Projeto Mercosul*. 

No encontro, o atual Coordenador da Cooperação Internacional da EPSJV, Geandro Pinheiro, apresentou a EPSJV aos demais participantes e, em seguida, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Marcela Pronko, apresentou o estudo, explicando seus objetivos, a proposta metodológica e o tipo de resultados esperados. Logo depois, cada participante apresentou uma visão geral da formação de técnicos em saúde em seu país e, por fim, foram discutidas as ações relativas à continuidade do trabalho.

A expectativa da RETS é construir um relatório técnico sobre o estado da arte da educação de técnicos em saúde de cada país participante, contemplando os diferentes Mapas Educativos Nacionais sobre a Educação de Técnicos em Saúde, bem como as bases teóricas e metodológicas da Educação de Técnicos em Saúde em cada país. Além disso, está prevista a realização de um Seminário Internacional da Educação de Técnicos em Saúde no âmbito da RETS no próximo ano.

De acordo com a Ata da Oficina, a estratégia de construção conjunta proporcionará uma tomada de decisão coletiva, assim como uma maior discussão e aprofundamento das referências teóricas e analíticas que foram utilizadas pelos pesquisadores no processo de trabalho; o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa; a apresentação dos resultados preliminares de cada etapa da pesquisa; a construção de uma matriz de análise de entrevistas destinadas a elaboração de informes específicos por país e a definição de um script de informes que permite a consolidação dos resultados para apresentação no Seminário Internacional.

Projeto Mercosul

O ‘Projeto Mercosul’ foi uma pesquisa realizada em conjunto por instituições do Brasil, Uruguai e Argentina, em duas etapas (2007-2009 e 2011-2013). O projeto deu origem a vários produtos, dentre os quais, os livros ‘A Silhueta do Invisível: a formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Mercosul’ e ‘A formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul’, ambos disponíveis em português no site da EPSJV/Fiocruz, em: ‘Publicações’. 

Leia mais.