Secretária Executiva da CPLP apresenta as principais áreas do seu mandato
A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fátima Jardim, apresentou, em Portugal, as áreas estratégicas do seu mandato, com foco na Modernização Institucional, Transparência e Parcerias Estratégicas.A apresentação foi feita durante reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, no âmbito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro em Belém, na República Federativa do Brasil.
No encontro, que serviu de oportunidade para as duas entidades analisarem o ponto de situação da cooperação bilateral entre a CPLP e a OEI, Fátima Jardim anunciou que as áreas estratégicas do seu mandato centram-se também na inovação, no desenvolvimento sustentável e na integração económica, na educação, na juventude e na promoção da Língua Portuguesa, bem como na comunicação institucional, na inclusão e na participação cidadã.
Durante o encontro, ela destacou que as mudanças climáticas são prioridade nas agendas das organizações.
Fátima Jardim, que também é embaixadora de Angola na Itália, manifestou a intenção de criar parcerias e programas conjuntos dedicados às questões climáticas e destacou a necessidade de identificar mecanismos para prevenir e mitigar as mudanças climáticas.
O Secretário-Geral da OEI enfatizou a importância da ampla participação dos países na COP30, considerando que o envolvimento global fortalece a relevância do evento e abre oportunidades para uma agenda mais ampla.
O líder da OEI acredita atualmente que a COP30 é um momento oportuno para afirmar o papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no cenário internacional.
Os dois palestrantes também discutiram a cooperação bilateral nos campos técnico, científico e cultural, bem como a implementação de iniciativas alinhadas conjuntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o ODS 17 da Agenda 2030 das Nações Unidas, que apoia a implementação da COP30.
O Secretário-Geral da OEI foi acompanhado pela Dra. Ana Paula Laborinho, Diretora da OEI em Portugal, que discutiu os projetos relevantes da Organização, incluindo iniciativas nas áreas de cidadania, democracia e direitos humanos.
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é a mais antiga e maior organização multilateral de cooperação entre os países ibero-americanos de língua portuguesa e espanhola.
A organização foi criada em 1949 como Escritório Ibero-Americano de Educação. Adquiriu status intergovernamental em 1957 e, após sua reorganização em 1985, adotou seu nome atual.
Com sede na cidade de Madri e 19 escritórios nacionais, a OEI reúne 23 Estados-membros e promove a cooperação nas áreas de educação, ciência, cultura, tecnologia e direitos humanos.