Você está aqui

Publicado em: 28/09/2023

Ter um enfoque renovado na atenção primária à saúde é fundamental para alcançar sistemas de saúde resilientes e inclusivos, destaca diretor da Opas

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Uma mudança fundamental nas prioridades de saúde com um foco renovado na atenção primária à saúde é crucial para garantir a recuperação pós-pandemia e alcançar as metas globais de saúde, disse o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, durante evento paralelo à 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

O evento "Investindo na reorientação radical dos sistemas de saúde para a atenção primária: a melhor e única opção para alcançar a cobertura universal de saúde", organizado pelo governo do Chile, a OPAS e a Organização Mundial da Saúde (OMS), reuniu especialistas para discutir formas e meios para reforçar o investimento e acelerar urgentemente o progresso rumo à saúde universal.

"O conceito de reorientação dos sistemas de saúde para a Atenção Primária à Saúde, ou APS, não é apenas político e tecnicamente viável; tornou-se imperativo na esteira do profundo impacto mundial da pandemia da Covid-19", disse Jarbas Barbosa durante a abertura do evento, onde falou ao lado do presidente Chile, Gabriel Boric e do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"A pandemia foi um tapa na cara de todos nós", acrescentou o presidente Gabriel Boric, "porque revelou as profundas desigualdades entre o norte e o sul e dentro de cada país". É fundamental que a recuperação se concentre na atenção primária à saúde como um elemento-chave do bem-estar e da prevenção de doenças, ressaltou.

O diretor-geral da OMS acolheu a Declaração Política sobre a Cobertura Universal de Saúde aprovada hoje e destacou que a atenção primária “fortalece a resiliência dos sistemas de saúde para se prepararem, responderem e recuperarem de choques e crises”, uma vez que reconhece que “a saúde não começa em hospitais ou clínicas, mas em casas, escolas, ruas e locais de trabalho”.

Para garantir o desenvolvimento de sistemas de saúde acessíveis a todos e centrados nas pessoas, Jarbas Barbosa instou os países a irem além dos pacotes limitados de serviços materno-infantis a nível comunitário e expandirem os serviços para combater as doenças transmissíveis e, em particular, as doenças não-transmissíveis e a saúde mental.

Novos modelos de financiamento da saúde serão fundamentais para alcançar este objetivo, disse o diretor da Opas, incluindo o aproveitamento da capacidade do setor privado e o investimento no fortalecimento da força de trabalho da saúde. Jarbas Barbosa também apelou à descentralização dos serviços de saúde para o nível comunitário, incluindo diagnóstico laboratorial, diagnóstico e tratamento de câncer e cuidados de HIV/AIDS.

Para Jarbas Barbosa, as tecnologias digitais de saúde são um elemento crucial para quebrar barreiras geográficas, tornando os cuidados de saúde acessíveis a comunidades remotas e desfavorecidas, e capacitando os pacientes com as informações necessárias para tomar decisões informadas sobre a sua saúde.

As ferramentas digitais que facilitam o rastreamento de contatos, a distribuição de vacinas e o acompanhamento remoto de pacientes também nos permitem "fazer rápidas adaptações em tempos de crise", disse ele.

"Nas Américas, estamos traduzindo a declaração política em ações em nível nacional", acrescentou o Jarbas Barbosa. "O Chile é um excelente exemplo para todos, pois sob a liderança do presidente Boric e da Ministra (Ximena) Aguilera, e com o apoio da Opas/OMS, temos visto uma rápida expansão da atenção primária à saúde.

"Peço a todos os nossos Estados-Membros que tomem medidas semelhantes, invistam, inovem e implementem a atenção primária", disse ele.

Também participaram do evento, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade; a ministra da Saúde do Chile, Ximena Aguilera; o ministro da Saúde e População do Egito, Khaled Abdel Ghaffar; a ministra da Saúde do Cazaquistão, Azhar Giniyatovna Giniyat; a ministra da Saúde do Paraguai, Maria Teresa Barán; o secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, William James Quince; e a ministra da Saúde do Uruguai, Karina Rando.

A 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que está ocorrendo em Nova York, convoca três reuniões de alto nível sobre saúde. Essa é uma oportunidade histórica para que os líderes mundiais coloquem a saúde no topo da agenda política e renovem seu compromisso de acabar com a tuberculose, alcançar a cobertura universal de saúde e fortalecer a preparação e a resposta à pandemias.

Como principal agência regional de saúde, a Opas participou de vários eventos para tratar de questões prioritárias de saúde nas Américas.

Isso incluiu uma mesa redonda organizada pela Devex e MSD for Mothers sobre abordagens sustentáveis para melhorar a saúde materna e alcançar a cobertura universal de saúde por meio de colaborações estratégicas do setor privado, onde o diretor da Opas destacou o importante papel que o setor privado pode desempenhar para alcançar a cobertura universal de saúde. Jarbas Barbosa também participou de um evento sobre a produção regional de vacinas, organizado pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com o Grupo do Banco Mundial e GAVI, onde falou sobre o papel da Organização em ajudar a estabelecer a produção sustentável de vacinas na região. Em uma sessão sobre cuidados de saúde globais, acesso equitativo e melhores resultados de saúde, o Jarbas Barbosa também destacou a importância de uma abordagem de cuidados de saúde primários.

Durante a semana da Assembleia em Nova York, o diretor da Opas assinou vários acordos entre a Opas e parceiros importantes com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde nas Américas.