Você está aqui

Revista RETS nº 4

A revista RETS foi criada como uma publicação trimestral. No entanto, esta quarta edição, que chega agora às mãos dos leitores, engloba o período de agosto a dezembro de 2009. O objetivo dessa mudança foi acertar o calendário da revista de modo que, a partir de 2010, você passe a receber exatamente quatro edições por ano — a primeira começando em janeiro e a última incluindo dezembro. Curiosamente, o atraso, sempre um problema para publicações jornalísticas, foi necessário para garantir a tão importante periodicidade da revista a partir de agora. Mas pode ficar tranquilo, pois a decisão de abranger cinco meses, como você poderá constatar ao longo de sua leitura, não afetou em nada a atualidade e a pertinência dos temas discutidos neste número.

A estratégia dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, lançada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em 1999, está completando 10 anos. Nada mais justo do que abrir o principal espaço da revista para, com ajuda de alguns personagens importantes dessa história – Felix Rigoli, Mónica Padilla e José Paranaguá (Opas/OMS), Adam Ahmat (Afro/OMS) e Mônica Vieira (EPSJV/Fiocruz) –, discutir a iniciativa, que começa a se espalhar para outras regiões e assume novas funções.  

Na entrevista, o Secretário Executivo do Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (Oras-Conhu), o venezuelano Oscar Feo Istúriz, aponta, com muita sabedoria, alguns dos principais aspectos da relação entre o atual processo de globalização e a saúde pública, destacando os impactos que isso tem sobre a força de trabalho em saúde. 

A biblioteca digital do ‘The Capacity Project’, a lista de mensagens eletrônicas ObServer e o DVD multimídia com uma viagem virtual por um Hospital Seguro, são os temas abordados na seção ‘Fique de olho’, que estréia nesta edição e na qual serão divulgadas tecnologias e ferramentas criadas para aprimorar o trabalho daqueles que lidam com a formação de trabalhadores de saúde e com outros temas correlatos. 

Completando a edição, temos ainda, entre outras coisas, os principais pontos do projeto de constituição da Rede de Escolas Técnicas em Saúde da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), aprovado em setembro, no Rio de Janeiro, durante uma reunião do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos, e a continuidade da discussão sobre os significados do termo ‘Educação de técnicos em saúde’.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2009

Arquivo: