Você está aqui

Revista RETS nº10

Durante a sua vida, Albert Einstein reiterou várias vezes a importância da experiência como fonte do conhecimento. O escritor e comediante inglês Douglas Adams, por sua vez, apesar de lamentar a aparente falta de vontade dos humanos de aprenderem com a experiência alheia, fazia questão de lembrar que essa é uma das capacidades que nos diferenciam de outros animais. Se acrescentarmos a isso, o objetivo expresso da RETS de facilitar e estimular o compartilhamento, entre seus membros, de informações e experiências de interesse, não nos falta razão para divulgar, no âmbito da Rede, os êxitos e as dificuldades enfrentadas pelo Malawi, um pequeno país africano, na execução de seu ousado plano emergencial de recursos humanos para a saúde, implantado em 2004.

Será que um plano, cujo objetivo foi evitar o colapso total de um sistema “à beira do caos”, segundo o próprio Ministro da Saúde do Malawi, pode servir de exemplo para outros países? O que foi feito? O que deu certo e, hoje, torna viável para o país alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na área da Saúde? O que põe em risco os avanços realizados? É possível dar sustentabilidade e perenidade a medidas emergenciais? São muitas perguntas e, certamente, muitas delas não terão respostas conclusivas. Restará, no entanto, a reflexão sobre o tema e a expectativa de que, em algum momento, essa “experiência alheia” possa ser útil aos nossos próprios objetivos.

As redes de instituições estruturantes dos sistemas de saúde da Unasul – RETS, RESP e RINS – são o tema de uma segunda matéria, cujo objetivo é mostrar aos nossos leitores de que forma os países sul-americanos têm buscado se organizar para superar alguns dos desafios enfrentados pelos sistemas nacionais de saúde.

Para completar a edição, apresentamos a nova estratégia do Banco Mundial para a África, com ênfase nas parcerias e no conhecimento; os resultados do seminário ‘Desafios da formação de recursos humanos em saúde e a prática profissional no Mercosul’, realizado nos dias 7 e 8 de abril, em Assunção, Paraguai; e, por fim, o lançamento, pela OMS, de um livreto sobre o processo de elaboração das orientações políticas e técnicas voltadas para o aprimoramento da educação dos profissionais de saúde, a serem publicadas em breve.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2011

Arquivo: