Você está aqui

Revista RETS nº11

Na edição nº 40 da Revista da RETSUS(http://www.retsus.epsjv.fiocruz.br), especialistas brasileiros na formação de técnicos em saúde ressaltaram as inúmeras dificuldades que o país ainda enfrenta na área de produção de livros didáticos para a formação desses trabalhadores. Em maio deste ano, um seminário organizado pela Escola de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL), sob coordenação técnica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), reuniu representantes de instituições de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil e mostrou que a situação também não é muito animadora em outros países. De acordo com a avaliação do evento, realizado no âmbito da RETS-CPLP, praticamente inexistem materiais didáticos que atendam integralmente às necessidades do docente em seu processo pedagógico.

Essas são apenas duas pistas de muitas outras que apontam para a necessidade de se refletir sobre algumas importantes questões relacionadas à produção, seleção, avaliação e uso dos materiais didáticos na educação do enorme contingente dos trabalhadores técnicos da saúde. É com esse propósito, portanto, que iniciamos nessa revista uma pequena série de matérias sobre esse tema, trazendo também o relato de uma experiência vitoriosa realizada pela Direção Nacional de Capital Humano e Saúde Ocupacional do Ministério da Saúde da Nação da Argentina, na elaboração materiais didáticos de apoio a um projeto de formação destinado a capacitar agentes comunitários em Ambiente e Saúde.

Além disso, esta edição traz o resultado da Reunião Global dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, da qual participaram representantes de 38 países de seis regiões do mundo, incluindo ainda uma entrevista com uma das maiores autoridades no assunto – a equatoriana Mónica Padilla Díaz, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) – e um relato de Betsy Moscoso, do Ministério da Saúde do Peru, sobre a construção do observatório peruano de RHS, um dos destaques da reunião, juntamente com o Brasil.

Além disso, você poderá, entre outras coisas, conhecer as três últimas instituições a ingressarem na RETS – a Escola Superior de Saúde Pública da Província do Chaco, da Argentina; a Medised, da Colômbia; e o Centro de Formação Global em Saúde Comunitária (GCHTC) da Jackson State University, dos Estados Unidos – e compreender a criação e o funcionamento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), que conta com a RETS-Unasul em seu Conselho Consultivo.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2011

Arquivo: