Você está aqui

Revista RETS nº9

Em sua nona edição, a Revista RETS traz, de forma bastante resumida, o relatório da Comissão Independente sobre a Educação dos Profissionais de Saúde para o Século 21, divulgado em novembro de 2010 na revista Lancet. O documento, que marca o centenário de publicação do Relatório Flexner, reúne, da mesma forma que este fez no início do século passado, uma análise da situação e várias propostas de mudanças para a educação dos profissionais de saúde.

A idéia do relatório é que, apesar de ter sido fundamental no seu tempo, o modelo de educação médica proposto por Flexner, já não atende as necessidades da saúde na atualidade e que é preciso se pensar num modelo de formação em saúde mais adequado ao novo século. Uma entrevista com um dos presidentes da Comissão, o ex-ministro da Saúde do México e atual decano da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, Julio Frenk, completa a matéria e pode acrescentar alguns elementos à discussão.

É importante ressaltar que a divulgação do relatório não significa concordância plena ou apoio irrestrito às propostas apresentadas pelos membros da Comissão, mas simplesmente o compromisso de trazer para o âmbito da Rede discussões pertinentes ao seu campo de atuação. Nosso intuito é difundir a existência do documento, a fim de estimular a reflexão e o debate sobre as inúmeras questões abordadas e conceitos utilizados. Nossa proposta é abrir um espaço para todos que desejarem se manifestar, seja por meio do site, seja nas próximas edições da revista.

Neste número da RETS, você também vai encontrar: uma matéria sobre o Segundo Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde, realizado em janeiro, em Bangkok, Tailândia, com a íntegra da declaração final do evento; e a última parte da série que reuniu algumas das discussões realizadas no Fórum Virtual sobre Técnicos de Saúde, que ocorreu em maio do ano passado e cujo relatório final também foi divulgado recentemente pela Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês Global Health Workforce Alliance).

Completando a publicação, uma notícia sobre Curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde para os Palop, cuja primeira etapa presencial foi realizada na Guiné-Bissau, de 23 de fevereiro a 4 de março. O curso é uma das atividades previstas no Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP), uma das sub-redes da RETS.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2011

Arquivo: