Você está aqui

Revista RETS nº20

Caros leitores,

Conforme o Plano de Trabalho da RETS, aprovado por seus membros na reunião de novembro de 2013, publicaríamos duas edições especiais da revista (setembro e dezembro) com relatos de experiências na área de formação de trabalhadores técnicos em saúde.

A ideia da iniciativa era fazer a divulgação, no formato jornalístico, do maior número de experiências possíveis, em todas as áreas e níveis de formação, desde aquelas voltadas para os auxiliares e agentes de saúde até aquelas relacionadas aos técnicos de nível médio ou superior e tecnólogos.

Fizemos a chamada no prazo previsto, cumprindo a responsabilidade assumida diante dos demais membros, mas, infelizmente, recebemos menos relatos do que o esperado. Poucas instituições membros da Rede participaram e, por conta disso, tomamos a decisão de distribuir os trabalhos recebidos e aprovados por todas as edições publicadas ainda este ano e em 2105. Nossa expectativa é que ao ver alguns relatos publicados, outros autores se interessem em compartilhar suas experiências a fim de ampliar a reflexão sobre as inúmeras questões referentes à formação desses trabalhadores que, apesar de exercerem um papel relevante nos sistemas nacionais de saúde, nem sempre têm sua importância reconhecida.  Participe! Envie seu trabalho! Aproveite a oportunidade!

Para esta edição, selecionamos duas experiências realizadas no Brasil: uma na área de saúde mental e outra na área de saúde materna e neonatal. Além disso, a revista traz uma matéria sobre as discussões a elaboração pela OMS de uma estratégia de RHS que esteja de acordo com o novo conjunto de metas globais de desenvolvimento para o período de 2016-2030, os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A série de matérias sobre o currículo na formação dos técnicos em saúde, iniciada na Revista RETS 16 chega ao final, com uma breve discussão sobre as políticas curriculares. Para completar, um texto sobre o processo de profissionalização dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil e seu papel na implantação do modelo de atenção primária em saúde no país.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2014

Arquivo: