Você está aqui

Síndrome de Guillain-Barré

Atualizado: 28/06/2022
imprimirimprimir 
  • Facebook

WHO


Fatos principais

  • A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma condição rara em que o sistema imunológico de uma pessoa ataca os nervos periféricos.
  • Pessoas de todas as idades podem ser afetadas, mas é mais comum em adultos e em homens.
  • A maioria das pessoas se recuperam totalmente de até mesmo os casos mais graves da síndrome de Guillain-Barré.
  • Casos graves de síndrome de Guillain-Barré são raros, mas podem resultar em paralisia quase total.
  • Pessoas com síndrome de Guillain-Barré devem ser tratadas e monitoradas; algumas podem precisar de cuidados intensivos. O tratamento inclui cuidados de suporte e algumas terapias imunológicas.

Introdução

Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunitário do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico. A síndrome pode afetar os nervos que controlam o movimento muscular, bem como aqueles que transmitem sensações de dor, temperatura e toque. Isso pode resultar em fraqueza muscular e perda de sensibilidade nas pernas e/ou braços.

É uma condição rara, mas as pessoas de todas as idades podem ser afetadas, no entanto, é mais comum em adultos e em homens. Mesmo na melhor das configurações, 3% a 5% dos pacientes SGB morrem de complicações, que podem incluir paralisia dos músculos que controlam a respiração, infecção do sangue, coágulos do pulmão ou parada cardíaca.

Sintomas

Os sintomas geralmente duram algumas semanas, com a maioria dos indivíduos que se recuperam a longo prazo, sem complicações neurológicas graves.

  • Os primeiros sintomas da síndrome de Guillain-Barré incluem fraqueza ou sensações de formigamento. Elas geralmente começam nas pernas e podem se espalhar para os braços e rosto.
  • Para algumas pessoas, estes sintomas podem levar à paralisia das pernas, braços ou músculos do rosto. Em 20% a 25% das pessoas, os músculos peitorais são afetados, o que torna difícil para respirar.
  • Casos graves de síndrome de Guillain-Barré são raros, mas podem resultar em paralisia quase total. Estes casos são considerados com risco de vida e os indivíduos afetados são normalmente tratados em unidades de cuidados intensivos.
  • A maioria das pessoas se recuperam totalmente de até mesmo os casos mais graves de síndrome de Guillain-Barré, embora alguns continuem a sentir fraqueza.

Causas

A causa da síndrome de Guillain-Barré não pode sempre ser determinada, mas é frequentemente desencadeada por uma infecção (tal como o HIV, dengue, ou influenza) e menos comumente por imunização, cirurgia ou trauma.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado nos sintomas, os achados do exame neurológico incluindo a diminuição ou perda de reflexos profundos do tendão e punção lombar. Outros testes, como exames de sangue podem ser necessários para identificar a causa do desenvolvimento da SGB.

Pesquisadores estão estudando uma potencial -, mas não comprovada - ligação entre o aumento dos casos de SGB e infecção pelo vírus Zika.

Tratamento e cuidados

  • Os pacientes de SGB são geralmente hospitalizados para que possam ser monitorados de perto.
  • Não há nenhuma cura conhecida para SGB. Mas os tratamentos podem ajudar a melhorar os sintomas e encurtar a sua duração.
  • O tratamento de suporte inclui o monitoramento da respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial. Nos casos em que a capacidade do paciente para respirar é prejudicada, ele ou ela é normalmente colocado em um ventilador e monitorado para possíveis complicações que possam surgir, que podem incluir ritmo anormal do coração, infecções, coágulos de sangue e pressão arterial alta ou baixa.
  • Dada a natureza auto-imune da doença, a sua fase aguda é normalmente tratada com a imunoterapia, tal como a troca de plasma para remover os anticorpos a partir do sangue ou de imunoglobulina intravenosa. É na maioria das vezes benéfica quando iniciada 7 a 14 dias após os sintomas aparecerem.
  • Nos casos em que a fraqueza muscular persiste após a fase aguda da doença, os pacientes podem necessitar de serviços de reabilitação para fortalecer seus músculos e restaurar o movimento.