Os desafios da formação de técnicos em saúde no contexto da pandemia - Ciclo de oficinas: síntese e recomendações
Resenha / Resumo:
A partir das discussões realizadas no 9º Seminário Virtual da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), ocorrido em outubro de 2020, com o tema ‘A Covid-19 e a formação dos técnicos em saúde’, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), como Centro Colaborador da Opas/OMS para a Educação de Técnicos de Saúde, lançou o Ciclo de oficinas 'Os desafios da formação de técnicos de saúde no contexto da pandemia’. A iniciativa foi desenvolvida em cooperação com a RETS e suas duas sub-redes – a Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS) e a Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP) –, bem como contou com apoio do Programa Sub-regional da Opas/OMS para a América do Sul e do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz).
O propósito do Ciclo de Oficinas foi criar um espaço privilegiado para intercâmbio, reflexão, aprendizado e formulação de propostas sobre as experiências concretas de como diferentes instituições de formação de técnicos em saúde enfrentaram esses desafios e alcançaram seus objetivos. Na composição das mesas, vale destacar a presença de representantes da Opas/OMS e de outros organismos multilaterais, bem como de gestores e docentes de instituições formadoras integrantes das redes parceiras.
Esta publicação tem por objetivo apresentar uma síntese sistematizada de todas as questões abordadas nos quatro eventos que compuseram o ciclo e está organizada em três partes.
A parte 1 inclui uma breve introdução ao tema central da publicação – a formação dos trabalhadores técnicos em saúde –, a apresentação dos atores institucionais envolvidos na iniciativa e uma reflexão sobre a importância do trabalho em rede num momento em que a cooperação em saúde se torna extremamente importante e que, paradoxalmente, o multilateralismo entra em um período de crise, com sérios questionamentos ao trabalho e aos fundamentos que orientaram a criação dos organismos reitores da saúde global.
A parte 2 traz um resumo de cada uma das quatro oficinas do ciclo, com destaque para os relatos de experiências e as discussões subsequentes. A primeira oficina, realizada no dia 6 de julho de 2021, abordou o tema ‘Práticas profissionalizantes’. A segunda oficina ocorreu no dia 31 de agosto, com o tema ‘O trabalho e a formação docente’. ‘Novos perfis profissionais e atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na Atenção Primária em Saúde’ foi o assunto da terceira oficina, ocorrida no dia 26 de outubro. A quarta oficina, intitulada ‘O futuro das redes no mundo globalizado: desafios comuns e soluções compartilhadas’, aconteceu no dia 30 de novembro e serviu como evento comemorativo dos 25 anos da RETS.
Por fim, a parte 3 reúne as principais recomendações identificadas pelos autores desta publicação nas apresentações e debates realizados durante os eventos, a fim de, em alguma medida, poder contribuir com formuladores de políticas, gestores e demais profissionais relacionados à formação e ao trabalho dos técnicos em saúde.