• 02/12/2021 - As Nações Unidas revelaram que 274 milhões de pessoas em todo o mundo precisarão de ajuda e proteção de emergência no próximo ano. O total corresponde a um aumento de 17% em comparação com os 235 milhões no período anterior. Escritório para Assistência Humanitária vai precisar de US$ 41 bilhões para alívio e proteção de 183 milhões de pessoas; Moçambique é único lusófono coberto na resposta a 63 países; Afeganistão, Síria e Iêmen têm as maiores crises.  
  • 01/12/2021 - Enquanto especialistas trabalham para entender melhor a nova “variante de preocupação” designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ômicron, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne, pediu mais vacinação e medidas de saúde pública para garantir a melhor proteção possível contra o vírus. "A iniquidade da vacina está prolongando a crise da COVID-19, e é exatamente isso que estamos vendo com a chegada da Ômicron.” - Carissa F. Etienne, diretora da OPAS
  • 19/11/2021 - A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), cuja Secretaria Executiva está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), completou 25 anos de existência em agosto de 2021. O evento comemorativo acontecerá no dia 30 de novembro, das 14h às 16h (horário de Brasília), como parte do Ciclo de Oficinas ‘Desafios da formação de técnicos em saúde no contexto da pandemia’. O objetivo desta quarta oficina é colocar em discussão o futuro das redes no mundo pós-pandêmico, e especialmente, das redes de formação de técnicos em saúde. Em que medida o avanço da virtualidade pode favorecer a ampliação das relações interinstitucionais no contexto da cooperação internacional? Como lidar com o fenômeno da flutuação de membros nas redes? Como favorecer a emergência de novos protagonismos e uma perspectiva multipolar de contribuições à rede? Participe conosco!
  • 03/11/2021 - Como parte do plano de trabalho como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos de Saúde, a EPSJV/Fiocruz realizou, no dia 26 de outubro, a terceira oficina do ciclo ‘Os desafios da formação de técnicos de saúde durante a pandemia’. Dessa vez, o tema foi os novos perfis profissionais e atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na Atenção Primária em Saúde. A iniciativa é realizada em cooperação com a RETS e suas subredes. Participaram como debatedores a médica, sanitarista e ex-ministra da saúde da Costa Rica, Maria del Rocio Saenz Madrigal; e o professor-pesquisador da EPSJV Daniel Groisman, especialista na formação de trabalhadores para o cuidado da pessoa idosa e políticas públicas para o envelhecimento. A abertura do encontro foi feita por José Francisco García Gutierrez, assessor regional de Recursos Humanos em Saúde da Opas/OMS. A apresentação da oficina esteve a cargo de Sebastián Tobar (Cris/Fiocruz).
  • 15/10/2021 - A terceira sessão do Ciclo de oficinas ‘Desafios da formação de técnicos em saúde durante a pandemia’, a ser realizada no dia 26 de outubro, das 10h às 12h (hora de Brasilia), vai discutir os novos perfis profissionais/atribuições dos técnicos em saúde para o trabalho na APS.  As discussões serão realizadas a partir da apresentação de duas experiências nessa área. Participarão como debatedores nessa oficina: a ex-ministra da saúde da Costa Rica, Maria del Rocio Saenz Madrigal e o professor pesquisador Daniel Groisman, da EPSJV/Fiocruz, especialista na formação de trabalhadores para o cuidado da pessoa idosa e políticas públicas para o envelhecimento. A abertura da oficina será feita por José Francisco García Gutierrez, Assessor Regional de Recursos Humanos em Saúde da Opas/OMS. O evento será transmitido em português e espanhol.
  • 06/10/2021 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização generalizada da primeira vacina contra a malária do mundo, no que o chefe da agência de saúde da ONU descreveu quarta-feira como "um dia histórico" durante as décadas de batalha contra a doença mortal.
  • 05/10/2021 - O cocktail, recomendado apenas para casos de alto risco de hospitalização ou morte, combina as drogas casirivimab e imdevimab, mas está patenteado. Dado o seu elevado custo, uma agência da ONU está a negociar para baixar o preço de modo a torná-lo mais acessível.
  • 30/09/2021 - As mais altas autoridades de saúde concordam que acabar com o Covid-19 globalmente não será possível até que todas as pessoas tenham o mesmo acesso às vacinas. O coronavírus já causou mais de 4,6 milhões de mortes desde o início de 2020, embora se espere uma diminuição no número de mortes se mais pessoas forem vacinadas.
  • 24/09/2021 - As resoluções aprovadas abordam a produção regional de medicamentos essenciais e tecnologias de saúde, revertem a redução da cobertura vacinal de rotina, avançam para a digitalização do setor da saúde e fortalecem os sistemas de saúde para melhor enfrentar as emergências.
  • 17/09/2021 - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lança relatório "Education for a Glance 2021", onde analisa quem participa da educação, o que é gasto com ela, como os sistemas de educação funcionam e os resultados alcançados. Relatório da organização aponta para o fenômeno do envelhecimento da classe docente.

Páginas