Você está aqui
Notícias
-
11/07/2025 - A região das Américas registrou 7.132 casos confirmados de sarampo e 13 mortes pela doença até meados de junho de 2025, de acordo com a última atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Esse número representa um aumento de 29 vezes em comparação aos 244 casos registrados no mesmo período em 2024. Essa tendência ascendente também reflete a situação mundial.
-
11/07/2025 - No marco da IV Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4, pela sigla em inglês), realizada em Sevilha, Espanha, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, e o secretário-geral da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Andrés Allamand, reafirmaram seu compromisso conjunto de avançar em direção a uma Ibero-América mais inclusiva, equitativa e saudável.
-
09/07/2025 - “No Brasil e no mundo, a renda, a escolaridade, o gênero, a raça e o local de nascimento determinam quem adoece e quem morre”, declarou. “Muitas das doenças que matam milhares em nossos países, como o mal de Chagas e a cólera, já teriam sido erradicadas se atingissem o Norte Global”
-
08/07/2025 - A 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento organiza um debate substancial com a participação de líderes mundiais, representantes do setor privado e agências das Nações Unidas.
-
30/06/2025 - Nos esforços para combater a epidemia de tabaco, quatro países fizeram o dever de casa por completo: Brasil, Ilhas Maurício, Países Baixos ou Holanda e Turquia. Essas nações implementaram todas as seis ações de controle recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para erradicar o problema. Uma série de outras nações seguem na segunda fila com cinco ações executadas: Etiópia, Irlanda, Jordânia, México, Nova Zelândia, Eslovênia e Espanha. A OMS que 6,1 bilhões de pessoas estão cobertas por pelo menos uma das seis ações de controle da agência; total equivale a três quartos da população global; informação consta de relatório lançado na Irlanda.
-
27/06/2025 - O Comitê Executivo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um dos órgãos diretores da instituição, iniciou nesta segunda-feira (23) sua 176ª sessão em Washington D.C., Estados Unidos, com o objetivo de discutir temas prioritários para melhorar a saúde nas Américas.Entre os destaques da agenda estão o Projeto de Plano de Estratégico da OPAS 2026-2031, o Projeto de Orçamento por Programas 2026-2027, a Política para ampliar o acesso equitativo a tecnologias de saúde de alto custo, o Plano de Ação sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) 2025-2030 e a Estratégia sobre Saúde e Migração 2026-2031.
-
27/06/2025 - As Nações Unidas fizeram um alerta sobre a influências de grupos criminosos organizados no aumento do uso de drogas em todo o mundo. Para a agência da ONU especializada no tema, essa é uma era de instabilidade global que atrapalha o enfrentamento do problema. As informações constam do Relatório Mundial sobre Drogas 2025, que foi divulgado nesta quinta-feira, em Viena, sede do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc. Substâncias ilícitas mataram 500 mil pessoas; produção, apreensões e uso de cocaína bateram recorde de 3.708 toneladas em 2023; cannabis permanece como a droga mais consumida com 244 milhões de usuários.
-
23/06/2025 - O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, fez um chamado por esforços conjuntos e novas parcerias para abordar as prioridades delineadas na agenda de saúde do BRICS, incluindo inovação, equidade, sistemas alimentares para dietas saudáveis e preparação para pandemias.
-
18/06/2025 - "Eu queria destacar a importância dessa Reunião como um espaço de fortalecimento da cooperação internacional em saúde no âmbito da CPLP”, com essas palavras, o coordenador de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) PSJV, Carlos Eduardo Colpo Batistella, deu início a 5ª Reunião Ordinária da RETS-CPLP, realizada nos dias 2 e 3 de junho de 2025, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL/IPL). Com delegações de sete dos nove países que compõem a comunidade, a Reunião teve como principal objetivo a elaboração do Plano de Trabalho da Rede para o período de 2025-2028. Nos dois dias do encontro, houve apresentação dos países, muitos debates e foi aprovada, entre outras coisas, a criação de um grupo de interesse especial (SIG) que vai se reunir mensalmente para operacionalizar atividades e ações a serem desenvolvidas nesse período.
-
11/06/2025 - A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu uma nova avaliação rápida de risco (RRA, pela sigla em inglês) para febre amarela nas Américas, mostrando que o risco à saúde pública continua alto devido à persistência de casos humanos em países endêmicos da Região.