Você está aqui

Revista RETS nº7

No início de 2010, dois terremotos de grande magnitude atingiram países da Região das Américas. No dia 12 de janeiro, um abalo de pouco mais de 7.0 graus na Escala Richter praticamente destruiu a capital haitiana – Porto Príncipe – e as cidades no entorno, matando mais de 220 mil pessoas, desalojando cerca de 1,5 milhão de moradores e arrasando o já problemático sistema nacional de saúde. Quarenta e cinco dias depois, em 27 de fevereiro, foi a vez do Chile. Atingido por um tremor de 8.8 graus, o país contabilizou pouco mais de 500 mortos. A proximidade temporal dos dois eventos, cujas conseqüências foram completamente distintas, foi o ponto de partida para uma grande reflexão internacional sobre a importância de se construir sistemas nacionais de saúde bem estruturados e fisicamente seguros.

‘A Cooperação Internacional na reconstrução do sistema de saúde do Haiti e a relevância que a formação de trabalhadores técnicos em saúde vem assumindo nesse processo’ – esse é o tema central da edição de nº7 da Revista RETS, cuja matéria de capa aborda ainda a questão dos Hospitais Seguros e a questão da informação oportuna e confiável em tempo de crise, além de mostrar a importância do trabalho que a Via Campesina vem realizando no Haiti.

Na seção ‘Glossário’, a discussão é sobre ‘Vigilância em saúde e sobre como esse conceito vem se consolidando em diversos países. Que mudanças isso acarreta para os sistemas de saúde e em que medida define novos perfis profissionais? Como se deve pensar a formação de trabalhadores para a área?

A revista também apresenta o primeiro de uma série de textos que buscam trazer para o âmbito da RETS as questões abordadas no Fórum on-line sobre Técnicos em Saúde – ‘Mid-level Health Worker’ – realizado pela Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês), em maio deste ano.

A novidade fica por conta da criação do Twitter da RETS (@rets_epsjv) – anunciada na seção ‘Notícias da Rede’ – e o lançamento, na própria revista, da seção ‘Prezado Sr. Editor...’, na qual serão publicadas algumas das mensagens que recebemos. O propósito de ambas as iniciativas é aumentar os canais de interatividade com nossos leitores, a fim de aprimorar nossa atuação e prestar um serviço cada vez mais ajustado à missão e aos objetivos da RETS.

Boa Leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2010

Arquivo: