Você está aqui

Revista RETS nº 18

Caro leitor, estamos encerrando mais um ano de trabalho. Como Secretaria Executiva conseguimos, apesar das inúmeras dificuldades inerentes à função, publicar quatro números de nossa revista, materializar o projeto do novo site, que estará on-line em janeiro, fortalecer nossa presença nas redes sociais, e realizar, nos dias 7 e 8 de novembro, nossa 3ª Reunião Geral, além das reuniões específicas da RETS-Unasul e da RETS-CPLP.  

Certamente, a realização dessas reuniões – com algumas pequenas falhas, mas com um grande saldo positivo –, na qual estiveram presentes mais de 80 pessoas de quase 20 países das Américas, da África e da Europa, só foi possível porque contamos com o apoio incondicional da Direção e com a dedicação de vários profissionais de comunicação e de informática da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), mas também com suporte de várias instituições parceiras.

Não podemos, portanto, deixar de agradecer a representação brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), ao Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), que vem fortalecendo a cada dia sua parceria com a RETS, no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul); à coordenação do Grupo Técnico de Recursos Humanos da Unasul-Saúde que tem buscado ampliar a interlocução com a rede, nos temas referentes à formação e ao trabalho dos técnicos em saúde; e à Coordenação de Cooperação Internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, com extrema eficiência e espírito de colaboração, atende prontamente cada uma de nossas solicitações, tornando possível o fortalecimento da RETS-CPLP e, consequentemente, de seus membros. Mas isso não é tudo, também queremos deixar registrado o nosso muito obrigado ao Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, que esteve conosco ao longo de todo o ano e, ao pessoal da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde do Brasil que, além de cooperar com nossas reuniões, também se mobilizou pela participação da RETS no 3º Fórum Global de RHS, que ocorreu em Recife, logo em seguida a nossa reunião.

Quanto a esta edição da Revista, não há muito a dizer, pois ela trata especificamente dos eventos de novembro. Fica para o próximo ano, a promessa de retomarmos alguns temas que vinham sendo discutidos e algumas seções que consideramos fundamentais. Fica também a nossa mensagem de ano novo e o firme desejo de que, em 2014, ainda que venhamos a cometer muitos erros (veja nossa mensagem de boas festas), possamos fortalecer o trabalho conjunto, na realização dos objetivos que nos unem.

Boa leitura e feliz 2014!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2013

Arquivo: