Você está aqui

Revista RETS nº21

Caros leitores,

Nesta Revista RETS, a publicação de mais um relato de experiências de formação de trabalhadores técnicos em saúde dá seguimento à ideia de substituir a publicação de duas edições especiais, previstas no Plano de Trabalho da Rede, pela divulgação dos relatos enviados de forma contínua em todas as edições da revista.  Para que isso ocorra, no entanto, é realmente necessário que as instituições interessadas em divulgar seu trabalho na área de formação, nos encaminhem o material de forma adequada (vejam a chamada na seção ‘Notícias da Rede’, pág.7).

Além do relato, optamos por dedicar um espaço diferenciado da revista para apresentar um tema bastante polêmico e que vem gerando muitos debates na área da saúde global/internacional: o filantrocapitalismo. Para iniciar esse processo, preparamos uma resenha sobre o artigo ‘Filantrocapitalismo, passado e presente: a Fundação Rockefeller, a Fundação Gates e os ajustes da saúde global’ de autoria da professora Anne-Emanuelle Birn, da Universidade de Toronto (Canadá).  Nosso intuito foi ir além de uma resenha convencional, trazendo para os leitores o máximo possível do texto original, publicado apenas em inglês no Hypothesis Journal, em novembro de 2014. A resenha será publicada em duas partes, e aqueles que desejarem podem enviar comentários sobre o assunto que teremos prazer em publicar.

No artigo, a pesquisadora canadense mostra de que forma os interesses privados conseguem estabelecer os rumos da saúde pública no mundo, afetando a organização dos sistemas nacionais de saúde e, consequentemente, construindo um contexto específico para a formação dos profissionais de saúde em todos os níveis.

Por fim, aproveitamos para dar as boas vindas ao mais novo membro da RETS – a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – e nos desculpar pelos recentes atrasos em nossa publicação, esta edição ainda é referente ao último trimestre de 2014, assumindo o compromisso de tentar regular nossa periodicidade até o final deste ano.  

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2015

Arquivo: