Você está aqui

Educação interprofissional na atenção à saúde: melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal - Relatório da reunião. Bogotá, Colômbia (dezembro/2016)

Postado em: 
14/11/2017

Resenha / Resumo: 

A finalidade da reunião de três dias foi convocar representantes dos ministérios da saúde, ministérios da educação, associações profissionais e instituições acadêmicas dos países da América Latina e Caribe para oferecer aportes e estimular discussões com respeito às bases metodológicas,estrutura e fundamentos para a educação interprofissional (EIP), bem como para compreender as experiências dos diferentes países com a EIP e com as práticas colaborativas. A combinação de diferentes instituições, relacionadas à formação de profissionais de saúde, permitiu aos participantes abordar as principais questões relativas à EIP, como: 1. Estado atual da educação em saúde e a função da EIP na transformação e no avanço da educação e da qualificação dos profissionais da saúde; 2. Significado, estratégias e abordagens da EIP no contexto institucional; 3. Oportunidades, desafios, barreiras e os fatores facilitadores para desenvolver e implementar os currículos de EIP; 4. Oportunidades e desafios para o desenvolvimento docente interprofissional no contexto institucional; 5. Abordagem da EIP e da prática colaborativa do ponto de vista de várias perspectivas internacionais; 6. Modelos de gestão de equipes interprofissionais de saúde e lições aprendidas com a implementação desses; 7. Impacto da regulamentação das profissões de saúde no contexto da prática colaborativa; 8. Desenvolvimento e a implementação da EIP na América Latina e no Caribe; 9. Possíveis parcerias entre os países para implementar e desenvolver a EIP; e 10. A viabilidade e o impacto da EIP na educação, nas práticas e nas oportunidades de desenvolver a força de trabalho em saúde do futuro. Durante a reunião, cada país participante descreveu seus objetivos; a possibilidade de estabelecer cronogramas de 30, 60 e 90 dias para a implementação da EIP; e os recursos necessários para alcançar seus objetivos. Além disso, foram identificadas estratégias para desenvolver parcerias com outros líderes da EIP na América Latina. Os participantes propuseram a criação de uma rede regional de educação interprofissional e objetivos a serem acompanhados junto aos países.

Autor / Organizador: 

OPAS/OMS

Instituição: 

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)

Ano da Publicação: 

2017

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Educação Profissional em Saúde Pública
Recursos humanos
Cobertura Universal
Acesso Universal a Serviços de Saúde

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação

Links de Interesse