Você está aqui

Manual para aplicação de borrifação residual em áreas urbanas para o controle do Aedes aegypti

Postado em: 
07/11/2019

Resenha / Resumo: 

A gravidade da situação epidemiológica recente na América Latina, com a cocirculação dos vírus da dengue, chikungunya e febre zika, o aparecimento de casos de microcefalia e outras doenças associadas (como a síndrome de Guillain-Barré) e o surgimento de epizootias de febre amarela, motivaram a declaração de um estado de emergência nas Américas pela Organização Mundial da Saúde1. Na ausência de um tratamento específico e de vacinas contra dengue, chikungunya e zika, e considerando as limitações das estratégias atuais de controle de vetores, tornou-se necessário aumentar e complementar as alternativas disponíveis para melhorar o controle do mosquito vetor Aedes aegypti. Além disso, existe a dificuldade de manter uma cobertura vacinal homogênea e adequada contra a febre amarela em centros urbanos endêmicos, o que gera o risco de circulação urbana desta doença … O Manual para aplicação de borrifação residual em áreas urbanas para o controle do Aedes aegypti não se dirige apenas ao pessoal operacional e aos gerentes e gestores de nível médio dos programas de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes, mas também à comunidade acadêmica ligada à pesquisa operacional sobre BRI-Aedes, aos controladores de pragas privados e ao público em geral.

Instituição: 

Organização Pan-Americana da Saúde

Ano da Publicação: 

2019

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Aedes
Malária
Anopheles
Mosquitos Vetores
Vetores de Doenças

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação