Você está aqui

Rede dos centros colaboradores da Opas/OMS no Brasil: potencialidades e perspectivas

Postado em: 
09/09/2016

Resenha / Resumo: 

Rede dos centros colaboradores da Opas/OMS no Brasil: potencialidades e perspectivas

Os centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) são um mecanismo de cooperação, de alto valor agregado, estabelecido junto a conceituadas instituições que são designadas pela OMS para:

  • apoiar a implantação e a execução de ações relacionadas às estratégias e objetivos da saúde, tanto em nível Regional quanto Mundial;
  • reforçar a validade científica da saúde e fomentar o fortalecimento de capacidade institucional nos países e regiões.

Desta forma um centro colaborador da OMS é uma instituição designada pela Direção-Geral para integrar uma rede colaborativa internacional, para a realização de atividades técnicas e suporte aos programas da Organização. Para a instituição, tornar-se Centro Colaborador da OMS, permite maior visibilidade e reconhecimento pelas autoridades nacionais, chamando a atenção pública para as questões da saúde em que atuam. Possibilitar criar espaços para o intercâmbio de informações e de cooperação técnica com outras instituições, nacionais, regionais e internacionais.

Os centros colaboradores pan-americanos contam com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e suas representações nos países.


Red de Centros Colaboradores de la OPS/OMS en Brasil: potencialidades y perspectivas

Los Centros Colaboradores de la OMS son designados por el Director General de la OMS, como parte de una red de colaboración inter-institucional de los centros en todo el mundo. Se establecen para proporcionar actividades concretas a nivel nacional, regional y mundial, en apoyo de los planes estratégicos de áreas específicas de la OMS de trabajo. Todos los Centros Colaboradores de la OMS en la Región de las Américas se conocen como Centros Colaboradores de la OPS/OMS ya que la Organización Panamericana de la Salud sirve como oficina regional de la OMS. En la actualidad hay más de 180 centros en 15 países de las Américas.

Los Centros Colaboradores de la OMS pueden ser departamentos, laboratorios o divisiones dentro de una institución académica o de investigación, hospital o gobierno. Cooperan con una determinada Área Técnica de la OPS/OMS, de acuerdo a términos de referencia mutuamente acordados. Este acuerdo es inicialmente por un período de cuatro años y en algunos casos puede ser renovado por un período adicional de hasta cuatro años.

Los funcionarios técnicos de la OPS/OMS identifican centros elegibles que sean capaces y estén dispuestos a aplicar. Estos funcionarios inician una propuesta para la designación ya sea de un programa regional o mundial de la OMS. Las candidaturas espontáneas o auto nominaciones por parte de instituciones no son aceptadas. Detalles completos acerca de políticas de la OMS, los procedimientos y las responsabilidades están disponibles en la Guía para los Centros Colaboradores de la OMS en este sitio.

Instituição: 

Opas/OMS

Arquivos: 

Ano da Publicação: 

2010

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Rede
centros
colaboradores
Opas
OMS
Brasil
potencialidades
perspectivas
2010
red
OPS

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação