Você está aqui

Publicado em: 02/03/2016

África: agora é hora de aplicar vacinas que salvam vidas de todas as crianças

imprimirimprimir 
  • Facebook
OMS

A África tem uma oportunidade incrível de proporcionar uma vida melhor para todos e à cada criança - e nós sabemos exatamente como aproveitá-la: fornecer acesso universal à vacinação em todo o continente para protegê-las de doenças evitáveis por vacinas. Vimos o impacto transformador dos esforços para alcançar mais crianças com vacinas que salvam vidas. As mortes de crianças na África caíram pela metade na última geração, em grande parte devido ao uso de intervenções de grande impacto, como a vacinação.

Pólio, uma doença que paralisa as crianças em todos os países, não tem sido vista em qualquer lugar no continente há mais de um ano. Por causa de uma nova vacina contra a meningite, centenas de milhares de pessoas já não vivem com medo da infecção que coloca a vida em risco e causou estragos em toda a região da África chamada de  "cinturão da meningite".

Os benefícios da imunização

Os benefícios da imunização vão muito além da saúde. Quando as crianças são vacinadas, elas têm menos doenças, então os custos de saúde são menores para as famílias e para o sistema de saúde. Crianças vacinadas são propensas a permanecer na escola, fortalecendo as perspectivas econômicas para si e suas comunidades. A imunização é uma das estratégias mais rentáveis para melhorar os padrões de vida e colocar os países em um caminho para alcançar o seu potencial econômico pleno.

Infelizmente, muitas crianças na África continuam perdendo serviços de imunização essenciais. Uma em cada cinco crianças no continente não recebe as vacinas que precisa. Globalmente, a África tem o menor nível de cobertura de vacinação em toda a região: mais da metade das crianças não vacinadas no mundo estão localizadas em cinco países africanos.

Conferência Ministerial de Vacinação na África

Para arrebatar a ação, os escritórios da OMS na África e no Mediterrâneo Oriental, em conjunto com a União Africana e outros parceiros, estão hospedando a primeira Conferência Ministerial para a Vacinação na África, em Adis Abeba, na Etiópia, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2016.

Esta conferência irá representar um movimento notável. Pela primeira vez, ministros da saúde, finanças e outros setores de todo o continente irão se reunir para declarar seu compromisso de reforçar os serviços de vacinação, colocar acesso universal à vacinação na vanguarda dos esforços para melhorar a saúde e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Esses líderes estão tomando medidas agora porque sabem que essas vacinas são um investimento inteligente e que seus países podem e devem fazer mais.

Os benefícios econômicos da vacinação são claros, ainda que menos de 20 países na África atualmente financiam mais de 50% das suas próprias despesas de vacinação. A generosidade dos doadores externos, em particular ao longo da última década, permitiu que os países africanos fortalecessem os programas de imunização e introduzissem novas vacinas. Enquanto o apoio de doadores continuará a ser importante conforme os países da África continuam a crescer economicamente, nosso objetivo comum deve ser para todos os governos para financiar integralmente os seus programas nacionais de vacinação.

Envolvimento da Comunidade

Significativamente, os ministros serão unidos em Adis Abeba pela sociedade civil e líderes religiosos, pois chegar às crianças com vacinas requer mais do que o financiamento do governo. Atingindo mais crianças também exige que os pais compreendam o valor de imunizações e façam das vacinas uma prioridade para os seus filhos. Toda a comunidade deve ser envolvida no planejamento de atividades de imunização, de modo que quando os trabalhadores de saúde chegam a fornecer vacinas, as famílias aparecem.

As comunidades que precisamos envolver são as que mais têm sido tradicionalmente carentes, e onde os sistemas de saúde são os mais fracos. As crianças cujos pais têm pouca ou nenhuma instrução ou renda estão entre os menos propensos a receber as vacinas de que necessitam. Em áreas pobres e remotas, sistemas de saúde para fornecer vacinas e outros serviços básicos de saúde são fracos ou inexistentes.

Estamos otimistas de que a África pode subir para estes desafios, em parte por causa do sucesso alcançado na luta contra a pólio. Os líderes do governo em todos os níveis comprometeram-se a entregar vacinas contra a poliomielite a todas as crianças. Comunidades e líderes religiosos foram contratados para construir a confiança entre os pais. O programa da pólio foi focado em alcançar cada último filho, apesar das circunstâncias extremamente difíceis, incluindo o conflito.

Os esforços para impedir a pólio melhoraram a infraestrutura e conhecimento para atingir as crianças com vacinas para todas as doenças. Países que batem volta pólio tem o melhor equipamento para manter as vacinas frias, e ter os trabalhadores e os sistemas de saúde mais treinados no local para monitorar a propagação da doença. Se os países investir na manutenção desta infraestrutura, eles vão manter a poliomielite fora do país e fazer avançar outras prioridades de saúde.

Os benefícios da vacinação na África nunca foram mais claros e o acesso universal à imunização é uma meta alcançável. Estamos ansiosos para convocar os líderes de todos os setores e países nos dias 24 e 25 de fevereiro, para tomar medidas ousadas para garantir que cada criança africana receba as vacinas que necessita para viver uma vida saudável e produtiva.

Fotos/Ilustrações: 

Rodrigue Barry/World Health Organization