Campus Virtual de Saúde Pública ultrapassa 4 milhões de usuários
O número de usuários registrados nos cursos do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ultrapassou 4 milhões, o que destaca o papel fundamental da plataforma como ferramenta essencial para capacitação de profissionais de saúde na Região das Américas.
O Campus Virtual é uma plataforma educativa virtual, de acesso livre e gratuito, voltada principalmente a trabalhadores da saúde e estudantes de áreas afins. Os cursos são oferecidos em espanhol, inglês, português e francês. Pessoas que concluem cursos, são aprovadas nas avaliações e respondem às pesquisas de qualidade do Campus Virtual podem baixar o certificado de participação e aprovação emitido pela OPAS.
“O Campus Virtual é uma ferramenta essencial para a cooperação técnica da OPAS na Região”, afirmou Gabriel Listovsky, chefe do Programa Especial Campus Virtual. “Seu crescimento reflete o compromisso da Organização com o fortalecimento das capacidades de profissionais de saúde, especialmente em um contexto em que o aprendizado contínuo e o acesso equitativo ao conhecimento são fundamentais para alcançar a saúde universal.”
Nos últimos anos, o Campus Virtual foi expandido para incorporar itinerários formativos — percursos estruturados que integram cursos, seminários e recursos voltados ao fortalecimento de competências específicas em áreas prioritárias da saúde pública. Atualmente, estão disponíveis três itinerários: (1) Regulação de Medicamentos e Tecnologias em Saúde; (2) Melhor Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); e (3) Saúde Digital. O CVSP também tem buscado aprimorar, por meio de pesquisas, a experiência dos técnicos em saúde que utilizam os cursos oferecidos pela plataforma. Recentemente, foi desenvolvido um projeto em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e apoio da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento (AECID) que gerou dados impotantes para a criação de novos cursos voltados para a formação dos técnicos do setor. Conheça a pesquisa e seu resultados.
Além dos cursos autoinstrucionais, a ferramenta da OPAS também oferece atividades com tutoria, comunidades de prática e acesso a materiais educativos complementares como guias, apresentações, vídeos e bibliografia. Um aplicativo móvel, lançado em 2023, também facilita o acesso via celular e permite navegação offline.
A maioria dos usuários do Campus Virtual são profissionais de saúde, sendo 69% mulheres. Metade trabalha em ambientes hospitalares, enquanto 36% atuam em centros de saúde ou unidades de atenção primária — áreas fundamentais para fortalecer sistemas de saúde resilientes e baseados na atenção primária à saúde.
“À medida que seguimos avançando, nosso foco seguirá sendo a ampliação do Campus Virtual para alcançar mais trabalhadores e estudantes em áreas remotas e desassistidas”, afirmou Listovsky. “Também estamos trabalhando para promover o uso responsável e estratégico da Inteligência Artificial na educação em saúde.”
Acesse o Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS para saber mais.