Você está aqui

Publicado em: 25/11/2015

Diretores da Opas/OMS se reúnem com Dilma Rousseff para discutir os principais temas que afetam os continentes americanos

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Diretora Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan e a Diretora da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Carissa F. Etienne, se reuniram na semana passada com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para discutir os principais temas de saúde que impactam vários países da América. O encontro de 10 minutos se transformou em uma conversa informal que durou aproximadamente 40 minutos, foi realizado na II Conferência Mundial de Alto Nível, sobre Segurança Rodoviária, reuniu mais de 2000 representantes em Brasília.

Rousseff agradeceu à Opas/OMS pelo seu apoio na organização da Conferência e elogiou Chan e Etienne pelo compromisso contínuo da Opas ao programa Mais Médicos, mencionando que foi essencial para o sucesso da iniciativa. Chan reafirmou os benefícios mútuos da parceria, com o sucesso global do Brasil em programas de saúde, que oferece muitas lições úteis para a OMS e para os estados-membros em todo o mundo.

Dilma Rousseff e o Ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Castro, comunicaram uma atualização sobre o impacto da zika, chikungunya e dengue no Brasil à Chan, Etienne e à representante da Opas no Brasil, Joaquín Molina, que também participou do encontro. As autoridades brasileiras destacaram o trabalho que tem sido feito para identificar as causas do aumento das taxas de microcefalia no país, principalmente na região Nordeste. Chan disse que o Brasil está tomando todas as medidas necessárias e afirmou que a Opas/OMS continuará a trabalhar na estreita colaboração com o governo brasileiro a respeito dessa questão. Chan, Etienne e Molina observaram que as equipes de Rede Mundial de Alerta e Resposta a Surtos (Goarn, em sua sigla em Inglês) está disponível para o país, caso seja solicitada.

A cobertura de saúde universal também foi falada na reunião. Chan enfatizou as conquistas do país com o seu sistema de saúde (Sistema Único de Saúde, o SUS), e disse que é um exemplo para outros países na questão de desenvolver as suas políticas e estratégias para a saúde.

Ambos as diretoras encorajaram as autoridades a continuar o bom trabalho na segurança rodoviária e salientaram a importância de aumentar as medidas para reduzir as mortes e ferimentos. Marcelo Castro enumerou as iniciativas tomadas em relação a isso no Brasil, incluindo esforços para restringir a ingestão de álcool quando se dirige, bem como a vigilância do uso de cadeiras de crianças em carros. O Ministro da Saúde do Brasil convidou Etienne Chan para participar da Conferência "Nutrição para o crescimento: a superação da fome através de Negócios e Ciência", organizada conjuntamente pelos governos do Brasil, Reino Unido e da Fundação para Investimento em Crianças (Ciff), a ser realizada em junho, em Londres. O evento é uma continuação da Conferência sobre a Fome em ambos os países organizados em Londres, que enfatiza as consequências devastadoras de desnutrição em crianças.