Você está aqui

Publicado em: 19/09/2016

Isags consolida colaboração com o Organismo Andino de Saúde

imprimirimprimir 
  • Facebook
Isags

A diretora do Instituto de Saúde da UNASUL (Isags), Carina Vance, e a secretária executiva do Organismo Andino de Saúde (ORAS-CONHU), Nila Heredia, assinaram o Convênio Marco de Colaboração Interinstitucional na cidade de Cartagena no último dia 7 de setembro de 2016. As duas autoridades estiveram presentes na XV Cúpula de Ministras e Ministros da Saúde da Ibero-américa e na Conferência LAC "Uma Região Comprometida - Reduzindo Iniquidades em Saúde Sexual e Reprodutiva" na cidade colombiana. Também participaram da reunião representantes dos Ministérios da Saúde de Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

O Estatuto do Isags prevê a articulação com instituições congêneres como uma de suas funções e delega à Direção Executiva do Instituto a responsabilidade de manter e fortalecer vínculos com a institucionalidade sul-americana e com organismos internacionais. Além disso, há uma decisão do Conselho de Saúde da Unasul que recomenda incorporar e integrar esforços e conquistas sub-regionais, como os do ORAS-CONHU.

O convênio tem o objetivo de promover e fortalecer as relações entre ambas as partes, a fim de potencializar as atividades de cada organização e dos Ministérios da Saúde dos países da região Sul-americana, gerando processos de convergência de agendas e identificando enfoques para a abordagem do tema da saúde na região.

Segundo o Acordo, as instituições elaborarão um Plano de Trabalho anual com base nos campos de atuação convergentes de acordo com as diretrizes do Conselho de Saúde Sul-americano, formado pelos 12 países membros da Unasul e a Reunião de Ministras e Ministros da Saúde da Área Andina (REMSAA).  Em visita ao Isags no início de junho, Heredia falou sobre as possibilidades de colaboração entre os dois organismos. “Me parece vital que estejamos de acordo para mutuamente potencializar nossas fortalezas e cooperar na superação de nossas debilidades, já que ambos trabalhamos para melhorar a saúde em toda a região”, afirmou.

Por sua vez, nas palavras de Carina Vance, “os mecanismos de integração devem ir além da coincidência conceitual sobre a importância da convergência de agendas e alcançar ações conjuntas e articuladas concretas que acelerem o cumprimento de objetivos em saúde nos países da região. ”

As autoridades do Isags e do ORAS-CONHU já haviam definido o desenvolvimento de ações articuladas nas áreas de Acesso a Medicamentos, Saúde Sexual e Reprodutiva, Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde nas Fronteiras e Gestão de Riscos e Desastres. Sobre o último tema, por exemplo, o ISAGS realizará uma oficina em sua sede entre os dias 20 e 21 de setembro, que contará com a presença de representantes do ORAS-CONHU, com o objetivo de construir um Plano Sul-americano de Riscos e Desastres.

O convênio tem vigência de dois anos, renováveis de forma automática, e solidifica o trabalho em conjunto que o Isags vem realizando com o Organismo Andino de Saúde desde sua fundação, há cinco anos.